Escolas de Música
e Cidadania

 

Orquestra e Coro
Nova Sinfonia

 

Canal Digital
Ensino de informática

 

Rede
de Organizações
do Bem

 

Editais de
Microprojetos

1
1

Notícias

Notícias

Resultado – 3º Edital de Microprojetos SP

Por | Notícias

A Agência do Bem parabeniza as organizações vencedoras do 3º Edital de Microprojetos São Paulo, e agradece a participação de todas as instituições inscritas, com grande reconhecimento pelo trabalho e esforço de cada uma delas em prol do desenvolvimento social! Confira abaixo as selecionadas:

ASSOCIAÇÃO ESCOLA DE NOTÍCIAS

A Escola de Notícias é uma iniciativa social do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, que usa as Tecnologias de Informação e Comunicação para o acesso e a ampliação de direitos sociais, culturais e econômicos da juventude. Com metodologia própria, criou uma jornada de aprendizagem aplicada na Escola Comunitária de Comunicação (ECOMCOM), um programa de 3 ciclos que envolve jovens entre 16 e 24 anos. Seguindo os princípios de um negócio social, a Escola de Notícias também oferece serviços nas áreas de comunicação e formação, reinvestindo os recursos na própria ECOMCOM.

ASSOCIAÇÃO PIPA

Com atuação no bairro Jardim Peri e localidades vizinhas da Zona Norte de São Paulo, a associação PIPA atende 135 crianças e adolescentes na esfera educacional, cultural, lúdica e artística, com atividades que vão desde alfabetização e incentivo à leitura até cursos com objetivo de promover o ingresso dos adolescentes em Escolas Técnicas (ETECs), incluindo aulas de orientação vocacional, além de cursos de fotografia e vídeo.

Orquestra da Agência do Bem se apresenta em cerimônia da Copa América

Por | Notícias

No dia 07 de julho, às 16h30, a Orquestra Nova Sinfonia, da Agência do Bem, atravessava o túnel de acesso a um dos mais emblemáticos palcos de toda a sua história ao longo de nove anos de apresentações. Diante de 80 mil pessoas nas arquibancadas, o grupo esteve no gramado do estádio do Maracanã, durante a cerimônia de encerramento da Copa América de futebol, tocando ao lado de artistas internacionais e dando sequência às apresentações da cantora Anitta e do porto-riquenho Pedro Capó.
Além do público no estádio, o maior evento de esporte latino-americano foi transmitido para milhões de pessoas em mais de 70 países. O convite especial para a participação veio no mês de maio, e a ansiedade passou a aumentar a cada dia para os 45 alunos, que durante um longo período precisaram manter a apresentação em sigilo, além de se dedicarem a ensaios complexos e agitados, no próprio Maracanã, onde foi preciso atentar para os mais diversos detalhes, desde os aspectos musicais, a rápida movimentação na entrada e saída de campo, até o posicionamento diante das câmeras.
Nos bastidores já ficava claro que cada minuto ficaria marcado na memória. “Foi uma experiência muito enriquecedora para os alunos da orquestra. Eles se sentiram representantes do país, porque este é um evento internacional, e que também trouxe a responsabilidade de fazer bonito por representar nossa nação, nossa cultura, nossa arte, além, claro, do desafio técnico de estarem tocando, interpretando, dançando na frente de tantas pessoas. Eles batalham muito para alcançar este bom trabalho na orquestra, e serem convidados foi mais um reconhecimento do seu talento e esforço”, diz Vitor Damiani, maestro da Nova Sinfonia.
Além do orgulho, um acontecimento que fará brilhar recordações e sonhos dos alunos, fortalecendo os resultados deste projeto.

Recitais reúnem familiares para apresentações e exposição de trabalhos

Por | Notícias

O mês de julho foi movimentado nas Escolas de Música e Cidadania com as tradicionais apresentações dos recitais comunitários. Além da exposição dos trabalhos de cidadania, que trouxe diferentes temas trabalhados ao longo do semestre, como diversidade cultural brasileira, comunicação oral e escrita e projetos de vida – neste último fazendo até uso complementar de tecnologia QR Code -, houve também uma abordagem diferenciada sobre direitos humanos: “Os alunos de 12 a 17 anos trabalharam o poema ‘Os Estatutos do Homem’, do poeta amazonense Thiago de Mello. E a apresentação no recital mostrou a força dessas palavras, emocionando a todos.”, relembra o professor Diogo Borges.
Nas apresentações musicais, onde os alunos puderam demonstrar seu recente aprendizado, os pais e responsáveis que acompanhavam a apresentação nos polos da Cidade de Deus e Vargem Grande foram pegos de surpresa pela professora Raquel Oliveira, que ao final convidou todos para uma aula relâmpago. E foram os próprios alunos que orientaram os pais sobre como manejar e extrair o som dos seus respectivos instrumentos, os quais arriscaram tocar coletivamente uma melodia. A experiência ajudou a compreender os desafios por trás de cada nota, bem como a influência do universo musical no desenvolvimento das potencialidades e habilidades.
No mês de dezembro acontecem novos recitais, em doze localidades no Rio de Janeiro e em outros cinco estados do Brasil (SP, DF, BA, SC e CE).

Destaques

ESPAÇO DA TRANSPARÊNCIA

PARTICIPE
DOE AGORA!

EMC
EDUCAÇÃO MUSICAL

APRENDA MÚSICA
AGORA

Parceiros