Reconhecimentos e
Conquistas

 

Escolas de Música
e Cidadania

 

Rede
de Organizações
do Bem

 

Orquestra e Coro
Nova Sinfonia

 

Canal Digital
Ensino de informática

 

Editais de
Microprojetos

1
1

Notícias

Notícias

Agência do Bem participa de reportagem na TV Brasil sobre a história da organização

Por | Notícias

A convite da TV Brasil, no dia 18 de maio, a Agência do Bem participou de uma reportagem para o telejornal Repórter Brasil, exibido de Segunda-feira a Sábado, às 19h. A matéria produzida no polo de Vargem Grande das Escolas de Música e Cidadania (EMC), entrevistou Alan Maia, fundador da Agência do Bem, Vitor Damiani, regente da Orquestra e Coro Nova Sinfonia e alunos da EMC.


Alan Maia abordou a história da organização, as motivações e os desafios para a criação da Agência do Bem. Além disso, Alan também reforçou os indicadores de impacto social da EMC nos territórios atendidos. Segundo ele, comparados com indicadores nacionais os alunos da EMC têm 9 vezes menos chance de repetir na escola; 53 vezes menos chance de engravidar na adolescência; e índice zero de envolvimento com atividades ilícitas. Hoje, a Agência do Bem conta com 27 polos em 6 estados diferentes.


Já o maestro da Agência do Bem, Vitor Damiani, contou como funciona o dia a dia da Orquestra & Coro Nova Sinfonia, o processo de seleção dos músicos para a Orquestra, os concertos e como o caráter profissionalizante vem ajudando jovens a ingressar em faculdades de música e em grupos orquestrais renomados do país.

Orquestra & Coro Nova Sinfonia realiza apresentação no Cristo Redentor

Por | Notícias

No dia 23 de Maio, o sexteto de cordas da Orquestra & Coro Nova Sinfonia realizou uma apresentação no Cristo Redentor para o evento “90 anos de Luz”. A solenidade foi realizada para celebrar a abolição da escravatura no Brasil e o convite para a apresentação da Orquestra foi feito a pedido do Santuário Cristo Redentor. O evento foi transmitido pelo Youtube e pode ser acessado no link ao lado: https://bit.ly/3Gdxk02

Aluno da Agência do Bem se apresenta com a OSB

Por | Notícias

Fabrício Cassiano teve seu primeiro contato com a Escola de Música e Cidadania aos 14 anos de idade. Foi no polo da Cidade de Deus que ele teve oportunidade de tocar as primeiras notas musicais do seu instrumento de escolha: o violoncelo. Um ano mais tarde, após se destacar nas aulas da EMC, conquistou uma vaga na Orquestra e Coro Nova Sinfonia (OCNS). Desde então, a dedicação à música tem lhe rendido excelentes experiências como, por exemplo, ser convidado a se apresentar em um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), em São Paulo.


Fundada em 1940, a OSB é o mais tradicional conjunto sinfônico do país e tem ações de inclusão social na música, como é o caso do programa Conexões Musicais, que convida diversos jovens de orquestras sociais para viverem a experiência de tocar em um ambiente profissional e com músicos com larga experiência orquestral.


A oportunidade de dividir o palco com grandes profissionais da música clássica é a possibilidade de vislumbrar onde um jovem periférico, fruto de um trabalho social sério e comprometido com seu desenvolvimento pode chegar. Vitor Damiani, maestro da OCNS, conta que Fabrício costuma ser elogiado após concertos que participa e que, em abril, após um evento, integrantes da Orquestra Petrobras Sinfônica rasgaram elogios para o som e a execução do jovem aluno da EMC. Vitor também explica como essa experiência é importante na vida de Fabrício: “é muito bom que o apresenta a uma dinâmica profissional e ele ficou extremamente encantado com o profissionalismo dos músicos, com a forma que eles ensaiam e com cada detalhe. Tenho certeza que ele cresceu bastante musicalmente”.


A responsabilidade de integrar o quadro de músicos da OSB foi acompanhada de muitas emoções: “fiquei bastante nervoso quando subi no palco e comecei a me apresentar, porque eu nunca tinha vivido algo tão específico e único assim como tocar com o quinteto da OSB, mas embora estivesse bem nervoso, foi algo muito bom e inédito para mim”. Após a apresentação com a OSB, Fabrício compartilhou: “tocar com a Orquestra Sinfônica Brasileira foi, sem dúvidas, algo espetacular, que nunca esperei na minha vida e que, com certeza, vai marcar a minha trajetória, quero viver mais experiências como essa”.

Destaques

ESPAÇO DA TRANSPARÊNCIA

PARTICIPE DOE AGORA!

EMC EDUCAÇÃO MUSICAL

APRENDA MÚSICA AGORA

Parceiros