Reconhecimentos e
Conquistas

 

Escolas de Música
e Cidadania

 

Rede
de Organizações
do Bem

 

Orquestra e Coro
Nova Sinfonia

 

Canal Digital
Ensino de informática

 

Editais de
Microprojetos

1
1

Notícias

Notícias

Vencedores do 10° Edital da Rede do Bem: Conheça o Instituto Raízes em Movimento

Por | Notícias

O Instituto Raízes em Movimento, localizado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, atua desde 2001 na comunidade e ao longo desses 21 anos realiza trabalhos voltados para o desenvolvimento humano, social e cultural que possibilita aos moradores e parceiros, experiências múltiplas acerca de questões sociais, culturais e de políticas públicas.

A organização foi uma das cinco apoiadas no valor de R$10.000. Os valores captados foram o resultado de um esforço em rede entre pessoas físicas, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e a organização norteamericana Mott Foundation.

O apoio do 10º Edital da Rede do Bem, proporcionou a criação de uma fórum local de políticas públicas na área do saneamento ambiental, sobre temas como água, esgoto sanitário, coleta de lixo e escoamento de águas pluviais. De acordo com Alan Brum, responsável pelo Instituto: “O apoio da Agência do Bem possibilita que ideias simples e relevantes, possam sair do papel para a ação. O 10° Edital da Rede do Bem está ajudando para que a voz da população favelada seja ouvida na elaboração e no exercício da cidadania na forma de monitoramento de políticas públicas relevantes.”

Nas próximas edições do Bem Me Quer continuaremos apresentando o trabalho desenvolvido pelas organizações apoiadas pelo 10° Edital de MicroProjetos do Rio de Janeiro.

Agência do Bem apresenta EMC na Expo Social em Portugal

Por | Notícias

A Agência do Bem participou da 2a edição da Expo Social de Braga com um stand de apresentação do projeto das Escolas de Música e Cidadania. O objetivo do evento era abordar temáticas como empreendedorismo, impacto e inovação social. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de Outubro e a Agência do Bem participou a convite do Human Power Hub – parceiro local da organização.

EMC realiza ações de Formação de Plateia em escolas públicas

Por | Notícias

Durante os meses de outubro e novembro, a equipe pedagógica da Agência do Bem e alunos das Escolas de Música e Cidadania estão visitando instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro para realização de ações inclusivas e educativas na área musical, desenvolvidas junto a Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal. Além disso, a equipe também tem realizado encontros online com escolas fora do estado do Rio. A finalidade da Ação de Formação de Plateia está fundamentada na oferta de conteúdos educativos e musicais para dois públicos: alunos e professores.

Para os jovens estudantes, as apresentações musicais são didáticas e contam com a participação de integrantes da Orquestra & Coro Nova Sinfonia (grupo orquestral da Agência do Bem) e com o acompanhamento do maestro Vitor Damiani e do assistente pedagógico Renan William, ex-aluno da EMC e que também fez parte da orquestra. Durante as ações, os estudantes são convidados a participar das EMC, localizadas próximas aos colégios visitados.

Já direcionado ao corpo docente das escolas, Renan e Vitor também conduzem o workshop “Música, memória e a construção de saberes coletivos”, onde, por meio de dinâmicas de grupo, os professores são convidados a refletir sobre a influência da educação musical no ensino regular.

A formação de plateia acontece nos estados onde o projeto Escola de Música e Cidadania é desenvolvido, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Bahia, São Paulo e Brasília.

Destaques

ESPAÇO DA TRANSPARÊNCIA

PARTICIPE DOE AGORA!

EMC EDUCAÇÃO MUSICAL

APRENDA MÚSICA AGORA

Parceiros