Onde Atuamos

A Agência do Bem nasceu no Rio de Janeiro, um dos lugares mais culturais de todo o Brasil. A cidade possui cerca de sete milhões de habitantes, espalhados em diversos bairros distintos, em aproximadamente mil comunidades. A ocupação desordenada da cidade é um reflexo da falta de estrutura habitacional das cidades, por isso a presença de tantas habitações dos morros e das periferias; esses locais sofrem com a falta de infraestrutura básica e a ausência da mão ativa do Estado, abrindo espaço para a influência de grupos e facções do crime organizado, que ali se instalam em busca de mão de obra barata da juventude local. O grande objetivo da Agência do Bem é superar esses problemas históricos criando pontes de diálogo, interação e comunhão através da educação cidadã, visando a criação de uma sociedade mais justa e pacífica. 

 

Os projetos sociais promovidos pela Agência do Bem são desenvolvidos para ajudar as pessoas que vivem em contextos territoriais de alta vulnerabilidade. Nosso trabalho é promover acesso à educação cidadã nessas áreas, onde predominam altos índices de desemprego, analfabetismo, empregos informais, baixa escolaridade e falta de acesso a meios e equipamentos de formação educacional e cultural. 

Inicialmente, a Agência do Bem concentrava seus esforços, de forma focalizada, em comunidades específicas da zona Oeste, onde implementou diversas ações simultâneas e complementares. Esse modelo foi sucedido por um novo, mais amplo, descentralizado e capilarizado, que permitiu que sua presença alcançasse 28 localidades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, além de expandir para outros estados brasileiros. Recentemente, em 2023, a Agência do Bem atravessou o Atlântico, abrindo dois polos das Escolas de Música e Cidadania em Portugal.

Inicialmente, a Agência do Bem concentrava seus esforços, de forma focalizada, em comunidades específicas da zona Oeste, ond