Nossos projetos

Escola de Música e Cidadania - Agência do Bem

Escola de Música e Cidadania

O mais amplo projeto da instituição promove a inclusão social de crianças e jovens por meio da música. Com aulas semanais de diversos instrumentos de orquestra, canto coral, prática em conjunto, teoria musical e cidadania, a iniciativa foi premiada com o certificado de Tecnologia Social. Ao todo são 28 polos, localizados em seis estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro) e um polo em Braga, Portugal. O projeto atende cerca de 2.000 crianças e jovens entre 7 a 17 anos de idade.

Orquestra e Coro Nova Sinfonia - Agência do Bem

Orquestra e Coro Nova Sinfonia

Com passagem por renomadas salas de espetáculo e locais de interesse público, dentre eles o L´Olympia Hall, em Paris, o Copacabana Palace, o MASP, o Cristo Redentor e a Igreja da Candelária, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia é composta pelos 42 alunos de destaque das Escolas de Música e Cidadania, selecionados por meio de audições anuais. A Nova Sinfonia tem no Teatro dos Grandes Atores, localizado no Shopping Barra Square, o seu principal palco de apresentações.

Orquestra Jovem da Guanabara - Agência do Bem

Orquestra Jovem da Guanabara

Formada no segundo semestre de 2022 e contando com patrocínio da Petrobras, a Orquestra Jovem da Guanabara é composta pelos alunos de maior destaque dos polos das Escolas de Música e Cidadania de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Magé, Guapimirim, Itaboraí, Niterói e São Gonçalo.

O grupo conta com 40 membros que recebem bolsa-auxílio, trajes de gala para apresentações, ensaios duas vezes na semana e  equipe de regência e produção. 

Rede de Organizações do Bem

Rede de Organizações do Bem

A Rede de Organizações do Bem é um projeto da Agência do Bem com o propósito de fortalecer as relações entre as organizações, capacitar seus gestores e líderes para um maior fortalecimento institucional e disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os trabalhos e ações da Rede estão focados em projetos realizados em comunidades de baixa renda que, fruto da ocupação desordenada, sofrem com a falta de infraestrutura básica e com a ausência do poder público. Dentre as iniciativas estão a realização de fóruns periódicos, ciclos de capacitação e editais.

› Assista o vídeo

Tocando Juntos

Tocando Juntos

Tocando Juntos é uma plataforma de educação musical online, com foco no ensino de instrumentos orquestrais, por meio de videoaulas de curta duração. As aulas são planejadas e ministradas por músicos das maiores orquestras do país, como Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Petrobras Sinfônica. O projeto faz parte do conjunto de ações promovidas pela Agência do Bem no âmbito da Rede Música e Cidadania, cujo objetivo é democratizar e popularizar o ensino da música orquestral no país.

 › tocandojuntos.musicaecidadania.org.br

Projeto Beirart - Agência do Bem

Beirart

Com o objetivo de gerar renda entre mulheres da Cidade de Deus, o projeto Beirart ensina técnicas de produção de artesanato, empreendedorismo e técnicas de vendas. 

Ao final dos ciclos de aprendizagem, as participantes têm a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática, vendendo produtos em um estande localizado em um shopping de grande movimentação.

 

Canal Digital

Contanto com toda a estrutura de maquinário, suporte pedagógico e softwares educativos, são ministradas aulas de informática a crianças e jovens, promovendo sua iniciação no mundo digital e potencializando suas chances de empregabilidade. Somente hoje, em parceria com o Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC), localizado em Campo Grande, são atendidos 10 alunos por hora, com idades que variam dos 07 aos 14 anos. O projeto também já teve passagem pelo bairro de Vargem Grande e pelo Complexo do Alemão.