Últimas Notícias

Agência do Bem realiza Planejamento Participativo das Escolas de Música e Cidadania

Por | Notícias

O Planejamento Participativo é o momento em que os professores dos polos das Escolas de Música e Cidadania se reúnem e elaboram, de forma colaborativa, a temática pedagógica a ser abordada no próximo ano do projeto. 

Neste semestre, o evento aconteceu no Teatro Sérgio Porto, no Humaitá, e contou com palestras e rodas de conversas que estimularam a troca de experiências entre os professores de diferentes polos do projeto. A apresentação “Práticas Exitosas Interdisciplinares em 2022” foi um importante ponto no encontro, pois os professores puderam conhecer atividades bem sucedidas das aulas interdisciplinares, incluída este ano na grade de ensino do projeto. 

Além disso, notando o aumento de mães de crianças autistas que buscam matricular seus filhos nas Escolas de Música e Cidadania, os professores tiveram a oportunidade de assistir e participar da palestra “Música Acessível: os desafios da educação inclusiva de alunos com transtorno de espectro autista no ensino de música” com Mércia Eliza Cardoso Gomes, especialista em Transtorno de Espectro Autista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Orquestra & Coro Nova Sinfonia encerra temporada de concertos em 2022

Por | Notícias

Após seis concertos realizados no Teatro dos Grandes Atores, a Orquestra & Coro Nova Sinfonia (OCNS) finalizou a sua agenda de apresentações de 2022. No total, cerca de 1.200 pessoas prestigiaram os espetáculos do grupo orquestral da Agência do Bem. O momento é de muita felicidade, orgulho e avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do ano. A OCNS volta a subir aos palcos em 2023.

Alunos das Escolas de Música e Cidadania realizam passeios pedagógicos

Por | Notícias

Durante o mês de novembro os alunos dos polos das Escolas de Música e Cidadania localizados no entorno da Baía de Guanabara realizaram passeios para museus, teatros e apresentações musicais. As saídas pedagógicas têm o objetivo de complementar os conhecimentos aprendidos pelos alunos nas aulas interdisciplinares do projeto, que este ano tem como tema os direitos humanos. 

Os alunos do polo de Itaboraí tiveram a oportunidade de visitar o Centro Histórico da Cidade, onde conheceram o papel de importantes figuras históricas da cidade como, por exemplo,  Joaquim Manuel de Macedo, autor do livro “A moreninha”.  Já os alunos do polo de  Caxias participaram da exposição  “A História da Fazenda do Iguaçu” no Museu vivo de São Bento, tendo a chance de entender como se davam as relações entre os portugueses (colonizadores/invasores), os indígenas (originários), os africanos (escravizados) e como esse sistema de relações teve impacto na formação da cultura e da sociedade brasileira.

Agência do Bem está em campanha de captação de recursos

Por | Notícias

Com o objetivo de financiar suas atividades e continuar impactando positivamente milhares de vidas de norte a sul do país, a Agência do Bem anuncia sua campanha de captação de recursos. Tendo como principal instrumento de viabilidade financeira as leis de incentivo à cultura, a organização está apta a receber recursos de empresas que recolhem impostos na esfera municipal (ISS-RJ), estadual (ICMS) e federal (Lei Rouanet e FUMCAP-SP), através do abatimento de tributos devidos no exercício fiscal de pessoas jurídicas. 

As possibilidades de doar para os projetos da Agência do Bem também estão abertas para pessoas físicas que admiram o trabalho e que querem contribuir para uma sociedade mais justa. Nesse caso, é possível realizar uma doação com obtenção de dedução fiscal na declaração de IRPF e apontar qual é organização que se tem interesse em destinar sua contribuição.

Ao longo dos 17 anos de existência da Agência do Bem, as atividades apenas foram possíveis de ser realizadas graças às doações e patrocínios de empresas e pessoas físicas que reconhecem a qualidade do trabalho realizado, sem perder a humanidade e as nuances características do trabalho social. A excelência na gestão da organização foi motivo de premiações, como o recente reconhecimento do selo 100 Melhores ONGs do Brasil e o selo ISO 9.001 que atesta a qualidade nos processos da ADB.

Quem tem interesse em conhecer os projetos e contribuir com as atividades, entre em contato pelo [email protected] ou pelo (21) 2428-2547. Será um prazer apresentar o fruto de todos esses anos atuando por uma sociedade mais igualitária.

Vencedores do 10° Edital da Rede do Bem: Conheça o Instituto Raízes em Movimento

Por | Notícias

O Instituto Raízes em Movimento, localizado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, atua desde 2001 na comunidade e ao longo desses 21 anos realiza trabalhos voltados para o desenvolvimento humano, social e cultural que possibilita aos moradores e parceiros, experiências múltiplas acerca de questões sociais, culturais e de políticas públicas.

A organização foi uma das cinco apoiadas no valor de R$10.000. Os valores captados foram o resultado de um esforço em rede entre pessoas físicas, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e a organização norteamericana Mott Foundation.

O apoio do 10º Edital da Rede do Bem, proporcionou a criação de uma fórum local de políticas públicas na área do saneamento ambiental, sobre temas como água, esgoto sanitário, coleta de lixo e escoamento de águas pluviais. De acordo com Alan Brum, responsável pelo Instituto: “O apoio da Agência do Bem possibilita que ideias simples e relevantes, possam sair do papel para a ação. O 10° Edital da Rede do Bem está ajudando para que a voz da população favelada seja ouvida na elaboração e no exercício da cidadania na forma de monitoramento de políticas públicas relevantes.”

Nas próximas edições do Bem Me Quer continuaremos apresentando o trabalho desenvolvido pelas organizações apoiadas pelo 10° Edital de MicroProjetos do Rio de Janeiro.

Agência do Bem apresenta EMC na Expo Social em Portugal

Por | Notícias

A Agência do Bem participou da 2a edição da Expo Social de Braga com um stand de apresentação do projeto das Escolas de Música e Cidadania. O objetivo do evento era abordar temáticas como empreendedorismo, impacto e inovação social. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de Outubro e a Agência do Bem participou a convite do Human Power Hub – parceiro local da organização.

EMC realiza ações de Formação de Plateia em escolas públicas

Por | Notícias

Durante os meses de outubro e novembro, a equipe pedagógica da Agência do Bem e alunos das Escolas de Música e Cidadania estão visitando instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro para realização de ações inclusivas e educativas na área musical, desenvolvidas junto a Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal. Além disso, a equipe também tem realizado encontros online com escolas fora do estado do Rio. A finalidade da Ação de Formação de Plateia está fundamentada na oferta de conteúdos educativos e musicais para dois públicos: alunos e professores.

Para os jovens estudantes, as apresentações musicais são didáticas e contam com a participação de integrantes da Orquestra & Coro Nova Sinfonia (grupo orquestral da Agência do Bem) e com o acompanhamento do maestro Vitor Damiani e do assistente pedagógico Renan William, ex-aluno da EMC e que também fez parte da orquestra. Durante as ações, os estudantes são convidados a participar das EMC, localizadas próximas aos colégios visitados.

Já direcionado ao corpo docente das escolas, Renan e Vitor também conduzem o workshop “Música, memória e a construção de saberes coletivos”, onde, por meio de dinâmicas de grupo, os professores são convidados a refletir sobre a influência da educação musical no ensino regular.

A formação de plateia acontece nos estados onde o projeto Escola de Música e Cidadania é desenvolvido, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Bahia, São Paulo e Brasília.

Projeto Beirart abre inscrições na Cidade de Deus

Por | Notícias

O Projeto Beirart está com inscrições abertas para mulheres que desejam desenvolver uma fonte de geração de renda através da confecção e venda de artesanatos. Este ano, a iniciativa, que caminha para sua oitava edição, contará com 45 alunas participantes, sendo duas turmas de nível básico e uma turma formada por alunas de edições anteriores, de nível avançado.

O projeto terá duração de 14 meses e será ministrado por diversas instrutoras especialistas em artesanato sustentável, empreendedorismo e vendas. Nesta edição, as participantes serão incentivadas a criarem linhas de produtos do mundo da decoração, através da reutilização de materiais, utilizando, por exemplo, a técnica de upcycling no processo de feitura dos artesanatos.

No calendário de atividades do projeto, constam eventos que acontecerão no Shopping Metropolitano da Barra e na Cidade de Deus, onde as alunas terão a oportunidade de colocar em prática as habilidades desenvolvidas nas oficinas e expor seus produtos para venda ao público.
Realizado pela Agência do Bem e contando com o patrocínio do Shopping Metropolitano e do Instituto Syn, as aulas do projeto serão ministradas no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (INPAR) localizado na Cidade de Deus.

As inscrições para participar do projeto vão até o dia 7/11 e podem ser realizadas por formulário online – encontrado nas redes sociais da Agência do Bem – ou na sede do INPAR, no período da tarde.

Vencedores do 10° Edital da Rede do Bem: Conheça a Associação Mulheres da Parada

Por | Notícias

A Associação Mulheres da Parada, localizada em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em decorrência dos efeitos causados pela Covid-19. A missão da organização é contribuir para a construção de uma sociedade igualitária e fraterna, promovendo o desenvolvimento social e comunitário de forma sustentável, a partir do protagonismo feminino.

A organização foi uma das cinco apoiadas no valor de R$10.000. Os valores captados foram o resultado de um esforço coletivo de pessoas físicas, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDS) e da Mott Foundation.

O apoio do 10º Edital da Rede do Bem, beneficiou as ações do “Donas da Agro”, um projeto de educação ambiental da Mulheres da Parada, que promove o desenvolvimento sustentável de comunidades periféricas, conservação e restauração do ecossistema terrestre para proteção de rios e afluentes, além de combater a insegurança alimentar. Segundo Larissa Lopes, uma das responsáveis pela organização: “Editais como esse da Rede do Bem são excelentes. Eles nos ajudam a refletir sobre nossa própria prática, identificar nossos acertos e erros e como podemos melhorar. Vai além do dinheiro!”

Nas próximas edições do Bem Me Quer continuaremos apresentando o trabalho desenvolvido pelas organizações apoiadas pelo 10° Edital de MicroProjetos do Rio de Janeiro.

Ir para Sala de Imprensa CLIQUE AQUI