Projetos Já Realizados

Censo Beira Rio

Foi o primeiro grande projeto da organização, com o objetivo de identificar o perfil social, cultural, laboral, educacional e de moradia de toda a comunidade. Os resultados deste trabalho foram a base para o planejamento de todas as demais ações desenvolvidas na localidade.

Ainda é Tempo de Aprender

O projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se dedicou ao combate ao analfabetismo, através da formação de turmas de alfabetização e à complementação da escolaridade daqueles que interromperam seus estudos prematuramente, através da criação de grupos de estudos, com diversos encontros semanais, preparando os alunos para provas certificação. Eram ainda realizados cursos especificamente para ajudar na preparação das provas para o ENEM.

Beirart – Grupo de mulheres artesãs

O primeiro projeto focado na geração de trabalho e renda, no curto prazo, realizado pela instituição. Formava turmas de cerca de 20 mulheres, com aulas semanais de artesanato, de diversas técnicas, ao longo de 4 ou 5 meses. Além das aulas práticas, as alunas receberam formação empreendedora e produziram uma coleção durante o curso, com objetivo de ser comercializada em feiras e eventos diversos, com parte do faturamento sendo partilhado entre o grupo.

Fala aí – Fato feito!

Como projeto de conclusão de curso da Oficina de Comunicação Comunitária, foi elaborado o Jornal Fato Feito, produzido exclusivamente pelos alunos com o objetivo de identificar e amplificar a discussão de temas pertinentes ao cotidiano da comunidade, seus projetos e problemas de interesse coletivo. Diante da qualidade do trabalho, a Agência do Bem assumiu a supervisão da atividade auxiliando o grupo de jovens jornalistas comunitários na produção de novas edições periódicas da publicação e na manutenção do Blog na Internet. Fato Feito foi o primeiro jornal da comunidade Beira Rio, de Vargem Grande.

Centro Comunitário

Considerando a força de sua estrutura, instalações, rede de relacionamentos e legitimidade social junto à comunidade, a Agência do Bem abriu suas portas para que voluntários, projetos parceiros e ações da própria comunidade pudessem ser desenvolvidos dentro de sua sede em Vargem Grande. Assim, a instituição promoveu Assessoria Jurídica, Atendimento e Encaminhamento Médico, Aulas de Futebol do Projeto Rio em Forma Olímpico (SMEL) e abrigou os treinamentos do Grupo de Aeróbica de Vargem Grande (Professor Natan), beneficiando centenas de pessoas todos os meses.