Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Nova Sinfonia apresenta nova formação para 2016

No dia 17 de Janeiro, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia realizou a audição anual que resulta na composição do seu quadro de músicos. Neste ano, 60 jovens (entre novos candidatos e antigos integrantes) participaram de provas práticas de instrumentos e conhecimento teórico com o objetivo testar a capacidade musical de meninos e meninas das Escolas de Música e Cidadania. Alunos de 7 instrumentos e de canto coral disputaram uma das 42 vagas disponíveis na composição do grupo.  Conversamos com dois alunos aprovados na seleção para saber um pouco mais dessa experiência. Veja abaixo os principais trechos desse bate-papo:

Naiani Rocha de Carvalho, 18 anos é integrante da OCNS desde 2014. Sua experiência com a música começou na Escola de Música e Cidadania no Polo de Vargem Grande. Ela começa a escrever mais um capítulo na sua história profissional, ao ser aprovada no vestibular para o curso de Música da UFRJ, um grande passo para alcançar seu objetivo de tornar-se uma clarinetista profissional.

Quais foram as dificuldades que você enfrentou para aprender a tocar?

No inicio, o mais difícil foi mesmo aprender a manusear o instrumento. Era tudo muito novo e eu não tinha nenhum domínio. Eu tive que estudar bastante para aprender.

Hoje, quais são seus planos para o futuro?

Me formar na faculdade de música, fazer mestrado em clarineta e começar a minha carreira profissional. Meu sonho é tocar em uma grande e reconhecida orquestra.

Quais são seus músicos favoritos?

O clarinetista Paulo Moura, o compositor Mozart e Beethoven.

O que você mais aprecia na Agência do Bem?

O trabalho em equipe, a força de vontade em fazer acontecer e a união de todos.

João Victor Fontes Telles, 17 anos, foi aprovado nas audições de 2016 para integrar o coral da OCNS. É aluno da Escola de Música e Cidadania de Vargem Grande e está ingressando na turma de violino.

Quais foram as dificuldades que você enfrentou para aprender a cantar?

É mais difícil do que parece, as pessoas pensam que por ser canto é mais fácil, mas não é bem assim. É difícil ter várias músicas para ensaiar, em idiomas diversos, em uma mesma semana. É preciso esforço e, além disso, gostar muito do que está fazendo.

Qual a importância da música na sua vida?

A música é tudo, passa emoção através das mensagens que transmite. Não tem como não gostar de música.

Quais são seus músicos favoritos?

O cantor francês Charles Aznavour, o também francês Stromae, e, falando de música brasileira, eu gosto bastante de MPB, especialmente da cantora Ana Carolina.

Como é participar desse projeto?

Me sinto muito feliz. É uma oportunidade única. Acho que todos deveriam ter a chance de participar de um projeto como esse.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais