Viagem à Europa Reforça Estratégia de Internacionalização da Agência do Bem

A internacionalização da Agência do Bem ganhou novos contornos a partir da viagem de seu fundador, Alan Maia, à Europa, mais precisamente a Portugal, à Suíça e à Alemanha. A agenda institucional teve como foco acompanhar de perto a consolidação da atuação em Portugal e avançar no planejamento da expansão internacional. Durante a viagem, Alan visitou os polos de Valongo, Porto e Braga, em Portugal, acompanhou o funcionamento das atividades e dialogou com equipes e gestores parceiros.

A agenda também incluiu importantes encontros voltados à prospecção de novos financiadores e parceiros internacionais, essenciais para a próxima fase de expansão do projeto.

Alan Maia visita Dr. Walter Huber na sede global Merck Family Foundation.

Segundo Alan, o processo de internacionalização exige um esforço de gestão e articulação. “O maior desafio é conciliar a atenção, o foco e a nossa energia tendo em vista operações simultâneas em contextos tão diversos”, afirma.

De acordo com o fundador, há limitações fiscais e até políticas que dificultam o envio de recursos do Brasil para o exterior. Por isso, o apoio de parceiros e financiadores internacionais é fundamental para a sustentabilidade do projeto fora do país. Em Portugal, a organização já conta com apoio de programas de financiamento público e da União Europeia.

A Agência do Bem se prepara para avançar rumo a novos territórios. A meta é chegar a pelo menos mais dois países nos próximos anos, ampliando sua rede de impacto social em escala global.