A Escola de Música e Cidadania em Braga, Portugal, inaugurou a Camerata Bracarense, primeiro grupo orquestral da Agência do Bem em território português.
Formado por 10 alunos do polo de Braga, o grupo reúne instrumentos como violino, violoncelo, trompete, flauta, clarinete, percussão e guitarra, dando origem a uma formação diversa e versátil.
Para integrar a Camerata, os estudantes passaram por um processo de audição conduzido por professores do polo, que avaliaram critérios como desempenho técnico, musicalidade e comprometimento.

“A Camerata Bracarense é o resultado de três anos de trabalho das Escolas de Música e Cidadania em Braga e representa o rápido processo de adaptação e amadurecimento do projeto em Portugal. Para nós, que acompanhamos de perto esta caminhada, é um profundo sentimento de realização e de dever cumprido”, afirma Patrícia Azevedo, diretora da Agência do Bem – Portugal.
O plano para 2026 é que a Camerata Bracarense amplie seu escopo para 30 integrantes, tornando-se a Orquestra Jovem de Braga, com a realização de uma série de apresentações públicas e a consolidação da expansão internacional da organização.