Integrante da Agência do Bem desde a sua fundação, em 2005, Miguel Almeida é um dos nomes mais antigos da instituição. Morador de Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, ele conheceu a iniciativa por meio de vizinhas que comentavam sobre as aulas de violino oferecidas perto de sua casa. Foi assim que ingressou na Escola de Música e Cidadania, primeiro como aluno, depois como músico em formação.
Com dedicação e constância nos estudos, Miguel conquistou uma vaga na Orquestra e Coro Nova Sinfonia, onde teve a oportunidade de se apresentar em grandes palcos, como a cerimônia de encerramento da Copa América e o Cristo Redentor. Mas, entre todas as experiências, ele destaca uma como a mais marcante: a apresentação no tradicional Teatro L’Olympia, em Paris.
“As oportunidades surgem, mas são elas que as transformam em vivências valiosas e transformadoras. Que tenham força e coragem para aproveitar cada uma delas”, afirmou Miguel, ao ser questionado sobre o impacto de sua trajetória na Escola de Música e Cidadania.
A história de Miguel é um exemplo vivo do poder transformador da arte e da educação.