Rede de Organizações do Bem

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O I EDITAL DE MICROPROJETOS PARA ONGS DE SÃO PAULO – INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 18/05

A Rede de Organizações do Bem é um projeto da Agência do Bem com o propósito de disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) junto às organizações sociais, fortalecer suas relações e capacitar seus gestores e líderes para um maior fortalecimento institucional. Dentre as iniciativas estão a realização de fóruns periódicos, ciclos de capacitação e editais.

Fórum da Rede de Organizações do Bem

Iniciado em 2012, o projeto reúne cerca de 500 organizações sociais, institutos e empresas cariocas que tem por objetivo disseminar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU e dar visibilidade à participação da sociedade civil para o alcance desses objetivos, buscando o movimento global em torno do desenvolvimento social e sustentável. Para tornar essa visão cada vez mais próxima da prática, são convidados palestrantes que vivenciam de perto, por meio de órgãos, ações e projetos, o contexto do ODS em questão. Além disso, também são organizados editais de financiamento a microprojetos sociais.

Na programação há ainda espaço para Ciclos de Capacitação e integração entre as entidades presentes, possibilitando a troca de experiências, contatos e articulação de novas parcerias,  ao reunir organizações que possuem forte presença em comunidades da cidade do Rio de Janeiro e São Paulo.

Seguindo essa mesma metodologia, em 2016, a Agência do Bem iniciou um trabalho em parceria com o Metrô Rio, contribuindo para a realização dos encontros da Rede Comunitária MetrôRio, um espaço de troca entre a Companhia e os líderes das comunidades do entorno das Linhas 1, 2 e 4, avaliando e promovendo ações alinhadas ao tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos Ciclos de Capacitação.

O Ciclo de Capacitações

O ciclo de capacitação abrange diversas áreas e está diretamente relacionado ao meio prático, tendo como objetivo introduzir o conhecimento de técnicas, ferramentas, conceitos e ações que influenciam no bom funcionamento de uma organização e sua relação com os agentes externos, abordando importantes atividades como captação de recursos, comunicação institucional, avaliação periódica de resultados e impactos, análise e atualização de aspectos jurídicos e contábeis, sustentabilidade financeira, entre outros.

Para conduzir cada um desses temas são convidados palestrantes que vivenciam, por meio de órgãos, ações e projetos, o contexto dos ODS e das capacitações, trazendo informação atualizada e diferencial para os participantes, transmitida de forma didática com utilização de material de apoio.

Editais

Com o objetivo de impulsionar o trabalho social realizado pelas organizações da sociedade civil, nas mais diversas áreas, a Rede de Organizações do Bem lança periodicamente editais de financiamento a microprojetos. As propostas devem estar alinhadas aos ODS e apresentar de forma simples e clara seus objetivos e os benefícios esperados. Todo o processo é pautado no binômio simplicidade-confiança, tendo tanto o regulamento quanto o formulário de inscrição menos de duas páginas de conteúdo, fazendo-se acessível para todos que desejam participar.

Além dos microprojetos, a Agência do Bem também já realizou por meio de editais:

  • Programa de Mentoria para Líderes Sociais e Comunitários, avaliando e fazendo o acompanhamento dos líderes comunitários visando o aperfeiçoamento dos processos de gestão e capacitação
  • Canal Digital, com fornecimento de maquinário, periféricos, mobília e suporte pedagógico para ensino de informática

Mapeamento da Rede

Este ano também está sendo iniciado o mapeamento das organizações sociais em São Paulo. Assim como no Rio de Janeiro, são feitas visitas que tem o objetivo de levantar informações sobre as ações realizadas nos territórios paulistanos de baixa renda, além de entender a dinâmica de funcionamento, principais potenciais e demandas das organizações participantes. As informações coletadas serão disponibilizadas em um mapa virtual, com acesso público e diversos filtros de buscas por localidade, perfil de público atendido, natureza das atividades, e até por alinhamento com os ODS.