A Agência do Bem – Portugal inicia 2026 com objetivos estratégicos voltados ao fortalecimento e à ampliação de suas ações no país.
No âmbito das Escolas de Música e Cidadania, está prevista a expansão do atendimento no polo de Braga, com a abertura de 30 novas vagas para participantes iniciantes, além da oferta de aulas de teatro musicado. Os participantes com maior desenvolvimento musical serão direcionados para turmas de nível avançado, organizadas de acordo com os diferentes instrumentos.
Outro marco importante para o ano é a criação da Orquestra Jovem de Braga, que começará suas atividades no primeiro semestre de 2026. O grupo será composto por 30 instrumentistas oriundos da Escola de Música e Cidadania e terá como objetivo oferecer uma experiência musical de caráter profissionalizante.

Ainda em 2026, a instituição pretende lançar o projeto “Canto de Memórias”, voltado à promoção da qualidade de vida da população idosa por meio da música e do convívio intergeracional. A iniciativa prevê a adaptação da metodologia da EMC para atender pessoas da terceira idade, com atividades de musicoterapia, canto coral e oficinas criativas, baseadas no resgate de memórias e da história da formação da cidade.
O projeto conta com o apoio da BragaHabit e da Câmara Municipal de Braga, por meio do programa Viva o Bairro.