A Agência do Bem foi eleita a Melhor ONG do Brasil pelo prêmio Melhores ONGs, uma iniciativa conjunta da Ambev e da Certificadora Social, que tem como objetivo reconhecer instituições sociais de destaque em todo o país. A cerimônia aconteceu em São Paulo, no dia 22 de novembro.
Nascida em Vargem Grande, através de um pequeno projeto social que visava levar educação e cidadania para os moradores da comunidade, a Agência do Bem vem se destacando no cenário do terceiro setor carioca. Com seus 19 anos de existência, a instituição ampliou sua atuação e hoje mantém 36 polos espalhados por cinco estados brasileiros, chegando também a Portugal.
Ao longo dessa jornada, mais de 30 mil famílias foram impactadas pelos projetos sociais da ONG, como a Escola de Música e Cidadania, uma iniciativa que atende crianças e jovens de comunidades carentes por meio da educação musical e cidadã. Outro projeto criado pela Agência do Bem é a Rede do Bem, uma atividade que tem como objetivo fortalecer organizações sociais por meio de editais de microprojetos e fóruns de capacitação.
“O maior triunfo da Agência do Bem foi transformar a vida de milhares de jovens por meio do maior projeto brasileiro de inclusão social pela música, sendo um expoente não apenas na vida desses jovens, mas também na de suas famílias. Além disso, a ONG fortaleceu comunidades e ampliou sua atuação com iniciativas como a Rede de Organizações do Bem, promovendo capacitação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, contou à reportagem Élio Raymundo, presidente da organização.
Alan Maia, fundador da Agência do Bem, destaca: “Embora este seja um momento de celebração do presente, nossos olhos e mentes estão voltados para o futuro da organização. Nosso objetivo agora é levar a metodologia transformadora da organização para além das fronteiras em que atuamos hoje, focando na internacionalização de nossas iniciativas. O próximo passo dessa jornada mira o embarque no continente africano e a expansão em Portugal.”
Esse reconhecimento, através da premiação Melhores ONGs, dignifica o trabalho árduo de toda a equipe em levar bem-estar social a quem precisa e reitera a importância de políticas públicas, como os mecanismos de incentivo à cultura.
A Agência do Bem é uma história viva do poder que uma ação social pode ter na vida das pessoas. Tudo isso foi possível graças ao trabalho em conjunto de uma equipe apaixonada e às empresas que deram o suporte necessário para a continuidade da iniciativa.