Em janeiro, a Agência do Bem foi selecionada pelo programa Portugal Inovação Social 2030, um dos principais programas de investimento em inovação social do país, que utiliza recursos públicos e da União Europeia, com foco no desenvolvimento de crianças e jovens.
Esse apoio fará com que a Escola de Música e Cidadania amplie sua participação no cenário social português. O projeto visa aumentar o número de alunos atendidos em Braga, passando de 60 para 80 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 7 e 23 anos, até o final de 2024. A partir de 2025, a Agência do Bem iniciará as atividades em um novo polo na cidade do Porto.
Outra grande mudança que virá através da expansão será a inclusão de novos instrumentos no dia a dia desses alunos, como: viola de arco, violoncelo, trompete e flauta transversa, além dos já oferecidos: violino, guitarra, clarinete e cajón.
Patrícia Azevedo, vice-presidente e responsável pela Agência do Bem em Portugal, ainda afirmou que: “Com o apoio do Viva o Bairro, está prevista também a criação de uma camerata, que a gente chama de Camerata Bracarense, que é composta por 10 alunos de diferentes instrumentos, e que se destacam”.
Com isso, o ano de 2025 será um ano de bastante expansão e aprendizado nas Escolas de Música e Cidadania em Portugal. Além disso, em 2026, está prevista a criação da Orquestra Jovem de Braga, consolidando ainda mais o projeto no país.