Com mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, pela UERJ/FEBF, Monique Agnes integra a equipe da Agência do Bem desde 2021. Sua trajetória na instituição começou como supervisora de polo das Escolas de Música e Cidadania (EMC) e, no ano seguinte, foi promovida ao cargo de Coordenadora Pedagógica.
Encantada com o projeto, ela se candidatou a uma vaga como professora de Oficina Criativa e, ao ingressar na equipe, vivenciou de perto o impacto do projeto nas comunidades atendidas.
Entre os muitos momentos que a marcaram ao longo da jornada, Monique recorda um encontro com famílias no polo de Guapimirim, onde ouviu o relato de uma avó sobre o neto que havia perdido a mãe durante a pandemia e, desde então, se recusava a participar de atividades. Com o acolhimento das aulas, o menino voltou a interagir, sorrir e se expressar — um exemplo do poder de reconstrução que a EMC promove em seus alunos e famílias.

“Tenho convicção de que a Agência do Bem seguirá desenvolvendo trabalhos de excelência no terceiro setor. A seriedade e o profissionalismo da equipe fazem com que eu enxergue minha trajetória aqui como um divisor de águas”, disse Monique Agnes.
Ela reforça a importância da cultura e da educação de qualidade em territórios periféricos e como sua própria evolução profissional reflete a potência transformadora do projeto.