Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Projeto Beirart tem nova edição no polo comunitário de Vargem Grande

O artesanato é uma técnica milenar, presente na história em suas mais diversas épocas. Com o crescimento da produção industrial, acabou por perder um pouco do seu reconhecimento e valor. A Agência da Bem enxerga que o artesanato, assim como a música, possui a capacidade de contribuir para modificar realidades sociais.

O projeto Beirart nasceu em 2008, com objetivo de fornecer uma alternativa de renda para mulheres das comunidades atendidas pela organização, que após o fim do curso reuniam o conhecimento e habilidade necessárias para produzir e vender seu próprio artesanato. Após passar alguns anos inativo, no mês passado o Beirart partiu para a sua segunda edição, sendo realizado no polo comunitário da Agência do Bem, em Vargem Grande. Em cada encontro, oito no total, os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas de produção artesanal, por meio de diferentes oficinas, como as de pontos básicos de crochê, fuxico, aplicação de tecido e adereços, tingimento com carimbos naturais, pintura com stensil, enfeites, dentre outras.

Com turmas formadas por dez a quinze alunos, as oficinas possuem um caráter autônomo, permitindo a matrícula direcionada a uma ou mais técnicas. Mais do que apenas capacitar, o Beirart pode ser uma ferramenta diferencial para empreender ou buscar alternativas de subsistência, o que ressalta a importância do projeto para os moradores da região.

 

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais