Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Projeto Beirart inicia sua 8ª turma em Vargem Grande

Após cinco anos do seu pontapé inicial em 2008, a Agência do Bem iniciou em maio a oitava turma de cursos de artesanato do Projeto Beirart, voltados especificamente para a geração de renda para mulheres moradoras das comunidades atendidas pela instituição.

Após a formação de uma turma experimental no polo da Cidade de Deus, no final de 2012, o projeto desta vez retorna às suas origens em Vargem Grande. Através das sete turmas anteriores, foram beneficiadas cerca de 150 mulheres que aprenderam, gratuitamente, a produzir peças de decoração, acessórios de moda pessoal e utensílios diversos em crochê, macramê, pet reciclado, bijuterias, entre outras técnicas.

O objetivo principal do projeto é fornecer uma alternativa de renda para mulheres das comunidades atendidas pela Agência do Bem, pois a partir do aprendizado destas técnicas elas podem produzir autonomamente ou em grupo para vender na vizinhança, em bazares e feiras.

Para se ter uma ideia, em todo o país, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Juntos, esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano.

_ Realizar uma nova turma do Beirart em Vargem Grande era uma meta importante da instituição em 2013. No ano passado, fizemos um teste, que se mostrou muito bem sucedido na Cidade de Deus. Percebemos que é um projeto com grande aceitação nas comunidades atendidas pela Agência do Bem. Temos alunas muito talentosas e com grande potencial. Também não faltam boas histórias de ex-alunas que melhoraram sua renda familiar a partir do aprendizado no projeto. É justamente esse o objetivo. – declara Renata Moraes, Coordenadora Executiva.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais