Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Premiada por Edital, ONG poderá normalizar sistema de abastecimento

Nas últimas edições do informativo Bem Me Quer temos apresentado o trabalho de organizações premiadas por editais de microprojetos realizados anteriormente pela Rede de Organizações do Bem. Com um novo edital em andamento – leia nesta edição – aproveitamos a oportunidade para falar sobre uma iniciativa que vem plantando uma nova consciência. Premiado em edição anterior, o projeto Horta Inteligente atua com educação ambiental na comunidade da Providência, Gamboa, com crianças de 2 a 5 anos de idade, que estudam nas escolas públicas da região. Além de espaço para uma horta orgânica, é também desenvolvida uma metodologia que inclui a implantação de hortas pedagógicas dentro de creches e a realização semanal de atividades artísticas, de culinária saudável, coleta seletiva e reciclagem.

Com o prêmio do edital, a instituição reformou e reativou uma cisterna, que possibilitará o recurso hídrico necessário para regar as hortas, uma que vez parte das plantas acabava morrendo por conta de problemas regulares envolvendo o abastecimento de água na região. Atualmente, para sua manutenção e expansão, o projeto oferece serviços de criação de hortas e jardins em escolas particulares, restaurantes, condomínios e locais diversos, buscando, assim, manter recursos para continuar com o trabalho nas escolas públicas, ampliando o acesso a um maior número de crianças e jovens, e disseminando práticas de educação ambiental para que os pequenos se conscientizem sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. “Muitas estão vivenciando esse contato com o verde e a terra pela primeira vez. E os relatos dos pais são gratificantes. Eles nos contam sobre o desenvolvimento da atividade motora das crianças, a consciência de ajudar o planeta e de não jogar lixo no chão”, diz Elisângela Almeida, voluntária do projeto.

Há também planos para uso de espaços públicos, criando áreas de convivência agradáveis e ecológicas. Para conhecer mais o projeto Horta Inteligente, basta acessar: hortainteligente.wixsite.com/hortainteligente

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais