Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

AGÊNCIA DO BEM FORMALIZA PARCERIA E INICIA ATUAÇÃO INTERNACIONAL

No dia 1° de fevereiro, a Agência do Bem firmou parceria com a Associação de Moradores de Nogueira da Silva com o objetivo de instalar a primeira sede comunitária das Escolas de Música e Cidadania (EMC) e iniciar as atividades do projeto na cidade de Braga, em Portugal.

O polo, que teve sua atividade inaugural no dia 14 de fevereiro, oferece aulas gratuitas de violão, cajon flamenco, canto coral e oficinas de cidadania global para residentes do bairro social do Picoto, composto por ciganos , grupo historicamente estigmatizado e alvo de preconceitos. “Em Portugal, o desafio que se apresentou foi o atendimento de uma comunidade formada integralmente por ciganos, no bairro social do Picoto. É um desafio novo, mas extremamente estimulante”, afirma Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

A inauguração do novo polo é fruto de uma visão institucional que surgiu durante o planejamento estratégico da Agência do Bem em 2019. A equipe constatou que, após ter presença nacional, o projeto havia alcançado grau de maturidade suficiente para que sua metodologia fosse exportada para outros países, atendendo novos públicos em cenários  culturais diferentes do Brasil.

No segundo semestre de 2022, o embarque institucional do projeto em Portugal ganhou maior senso de concretude, com o estabelecimento de importantes parcerias com entidades locais como a Fundação Bomfim e o Human Power Hub. Em dezembro do mesmo ano, a Escola de Música e Cidadania foi selecionada pelo programa “Viva o Bairro” da Câmara de Braga, que busca dinamizar oportunidades culturais para os bairros sociais da cidade.

Com os recursos provenientes do edital e com uma rede de parceiros locais constituída, o sonho de expandir a atuação do projeto para outro país tornou- se realidade. Neste momento, crianças e adolescentes portugueses estão sendo atendidos pela mesma tecnologia social aplicada em 27 comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Ceará e Santa Catarina

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais