Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Jornada Pedagógica das EMC reúne educadores de todo o Brasil

Nos dias 25 e 26 de março, no Parque Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, a Agência do Bem realizou pela primeira vez a Jornada Pedagógica. O evento teve como proposta reunir todo o corpo pedagógico do projeto das Escolas de Música e Cidadania.

Os encontros de planejamento pedagógico e reunião da equipe são atividades históricas no calendário da EMC. Este ano, porém, devido aos desafios de crescimento de polos, optou-se por realizar um encontro de maior duração e com um formato que permitisse uma maior participação entre os colaboradores.

Além de ser um momento único de consolidação e de construção participativa, o evento também teve a função de integração da equipe, reunindo todos os atores dos 27 polos espalhados por 6 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal. “O evento serviu para dar as boas-vindas e acolher os novos parceiros, professores e assistentes de polo, deixando-os por dentro da cultura organizacional do projeto e reforçando a missão e o compromisso coletivo de cada colaborador”. Explica Monique Agnes, Coordenadora Pedagógica da Agência do Bem.

Cerca de 100 colaboradores participaram das atividades propostas. O desafio proposto este ano, levando em consideração a expansão histórica do projeto, é como facilitar o processo de implementação da identidade pedagógica das Escolas de Música e Cidadania em todos os polos do Brasil, aglutinando saberes e conhecimentos regionais das organizações parceiras. Segundo Monique, foi adotada a ideia de construir um planejamento participativo entre todos os atores do projeto de modo que o resultado seja uma grande “colcha de conhecimentos e saberes” que contribuirão para aulas mais dialógicas partindo do conhecimento de mundo de todos os estudantes.

Tendo como temática pedagógica deste ano a Sustentabilidade e os Direitos Humanos, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de palestras e atividades com especialistas no assunto. Essas ações, de troca entre especialistas e colaboradores, são fundamentais para que todos os envolvidos construam uma visão compartilhada sobre o tema pedagógico que será trabalhado com os alunos do projeto e para que exista uma identidade do projeto em todos os polos.

A Jornada Pedagógica representa um marco histórico no projeto das Escolas de Música e Cidadania. O resultado de dois dias de intensas trocas entre toda a equipe pedagógica terá reflexos na forma como são ensinados os conteúdos em sala de aula e, em última análise, nos alunos do projeto.  Estes são, inclusive, o motivo central pela existência da nossa organização.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais