Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Gestão de Resíduos e Upcycling São Tema de Visita do Projeto Beirart

As participantes do projeto Beirart tiveram a oportunidade de conhecer a gestão de resíduos do Shopping Metropolitano Barra. Essa ação visa facilitar o entendimento das alunas sobre quais materiais podem ser reutilizados na confecção de produtos usando a técnica de upcycling, ensinada em sala de aula pelas consultoras do projeto.

Na visita, as alunas puderam observar de perto o processo de separação, tratamento e destinação dos resíduos das lojas do Shopping, adquirindo um entendimento prático sobre as possibilidades de reutilização de materiais que antes eram considerados descartáveis. Esse conhecimento é fundamental para que elas possam identificar oportunidades de aproveitamento de materiais em seus próprios projetos, otimizando a produção e reduzindo os custos.

A técnica de upcycling não só oferece uma perspectiva econômica vantajosa, mas também traz um impacto positivo para o meio ambiente. Ao reutilizar materiais, as alunas estão diretamente contribuindo para a redução do volume de resíduos que acabariam em aterros sanitários ou seriam incinerados, processos que têm efeitos ambientais negativos.

Além disso, ao criar produtos com a técnica de upcycling, as mulheres internalizam práticas sustentáveis em seus empreendimentos profissionais. Em um momento em que a sustentabilidade é uma pauta global, ter esse conhecimento aprofundado e aplicá-lo na prática coloca as alunas do projeto Beirart em uma posição de destaque, mostrando que é possível aliar moda, economia e responsabilidade ambiental.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais