Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Entrevista com Vitor Damiani maestro da Orquestra e Coro Nova Sinfonia

Após uma reunião com a equipe técnica e artística da Orquestra e Coro Nova Sinfonia o Maestro e Diretor Artístico Vítor Damiani fez uma pequena pausa para nos falar sobre as realizações do seu primeiro ano na regência da Nova Sinfonia e as novidades para 2015.

Como você considera o ano de 2014 para a Orquestra e Coro Nova Sinfonia?
O ano de 2014 foi um ano de grande evolução, pois conseguimos conquistar a maioria de nossas metas. Evoluímos como grupo e na técnica musical e tivemos muitas apresentações, muita visibilidade. Nos apresentamos em ótimos lugares: a Cidade das Artes, Teatro dos Grandes Atores e o Centro Cultural da Justiça Federal. A partir de agora podemos começar um caminho em busca de um processo profissional, já que ainda esse ano conseguimos formar uma boa base para a orquestra.

Em sua opinião quais foram as maiores conquistas?
A primeira conquista foi a unidade de grupo, eles deixaram de ser 42 jovens que tocam instrumentos ou cantam para serem uma orquestra. Então eles agiram juntos, trabalharam juntos , se organizaram juntos. Porque tudo na Nova Sinfonia é decidido também pelos alunos, eles ajudam nessa organização. A forma como eles se reuniram e se organizaram foi a grande conquista. Um cobrou do outro e isso gerou um resultado melhor em questão musical, técnica, postura e de comportamento em ensaio.

O que espera para a temporada de 2015?
Bem, em 2015 chegam novos desafios. Primeiro a renovação natural da orquestra, com audições no início do ano e novos integrantes que já chegaram. Em meio a isso acontece uma nova integração, um novo conceito de grupo, mas que será um pouco mais fácil, pois a maioria já tem a prática de estar junto e do convívio. Mas a principal meta para 2015 é um trabalho mais técnico, mais focado no estudo dos instrumentos e do canto onde vamos poder trabalhar peças mais complexas, elaboradas e nos aproximar de um repertório mais profissional. Com isso, esperamos abrir espaço para a possibilidade de chegar a novos palcos. Alguma dica sobre o repertório que será apresentado nessa temporada? Sim, já temos três grandes temas que vão servir de guia para a temporada de 2015. O primeiro desses grandes temas é o aniversário da nossa cidade, Rio de Janeiro. Esse ano ela completa 450 anos da história de sua fundação, então como cariocas e como uma orquestra do Rio de Janeiro nada mais justo que homenagear a nossa cidade. Faremos um repertório em homenagem, com músicas populares e clássicas, envolvendo todos os estilos musicais que foram criados em nossa cidade. O Rio de Janeiro é um dos grandes berços da cultura do Brasil, até mesmo por ter sido capital, por ter muita influência de fora, então aqui se criou muito. A outra dica é que esse ano temos o aniversário de 50 anos do álbum Help da Banda britânica The Beatles, conhecida mundialmente. A terceira dica é que graças ao sucesso do ano passado das trilhas sonoras, esse ano voltaremos a trabalhar com elas, mas ainda deixaremos na surpresa quais vão ser essas trilhas para o público só descobrir no dia da apresentação.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais