Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Benefícios de saúde mental são destaque no relatório de impacto social do Projeto Beirart 2022

“Mudou tudo! Mudou a minha vida. Me ajudou porque estava em depressão, aumentou a minha autoestima!”, afirma Viviane Ferreira, participante do Beirart, projeto de geração de renda por meio do artesanato desenvolvido pela Agência do Bem em parceria com o Instituto Syn.

O relato acima foi colhido na pesquisa anual de avaliação de impacto social do projeto. Entre os destaques da pesquisa, a melhora em aspectos de ordem emocional, como melhora na autoestima, perspectivas futuras e sensação de maior autonomia em suas vidas foram os principais benefícios percebidos pelas participantes

Quando questionadas sobre como elas entendem o que é ser mulher no contexto em que estão inseridas, a maioria das respostas continham palavras como: coragem, luta e bravura. Essas palavras têm relação com o dia a dia desafiador para a maioria dessas mulheres, que acabam acumulando múltiplas funções dentro de casa como o cuidado das crianças.

“Eu sou tudo dentro da minha casa!”, a resposta da participante Elizimar Machado evidencia como as mulheres que participam do projeto tem a consciência do papel essencial que cumprem no cotidiano familiar.

Entre os dados quantitativos levantados pela pesquisa, o impacto na geração de renda das participantes se destaca: cerca de 6 em cada 10 mulheres afirmam que a participação no Beirart contribuiu para um aumento de 25% na renda familiar.

Levando em consideração que 71% das mulheres relataram que apenas uma pessoa da casa, na maioria dos casos o marido, é responsável pela renda da família, a possibilidade de auxiliar nas despesas, com renda oriunda da venda dos seus produtos, é um movimento que traz maior senso de autonomia, empoderamento e sensação de melhora no dia a dia e nas perspectivas futuras.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais