Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Arte que transforma: Agência do Bem é considerada a melhor ONG do RJ em 2023; saiba por quê (Reprodução O Globo)

Com atuação em 27 comunidades no Brasil, sendo 21 em território fluminense, a Agência do Bem, que promove a inclusão por meio da educação e tem sede na Barra, foi reconhecida como a melhor ONG do estado do Rio e ficou entre as cem melhores do país (num universo de 800 mil). Os títulos foram concedidos pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo que Queremos, que, anualmente, promovem o prêmio Melhores ONGs. A cerimônia de entrega dos troféus foi no início de dezembro.

A premiação leva em consideração critérios como transparência, estratégia de atuação, gestão e planejamento.

— Essa iniciativa é a mais prestigiosa do Terceiro Setor no Brasil há alguns anos. Eles preconizam a análise de instituições na perspectiva da integridade, da qualidade do trabalho em si e do profissionalismo como eixos centrais da estrutura das entidades. E a Agência do Bem é uma ONG que, desde sua fundação, há 18 anos, procura reproduzir no trabalho social todos os requisitos e rigores exigidos de uma boa empresa em sua gestão — pontua Alan Maia, o fundador da organização.

Maia destaca ainda a capilaridade da entidade como um de seus diferenciais.

— Temos a capacidade de alcançar diversos territórios de forma simultânea, distribuindo recursos materiais e técnicos. Estamos presentes em dezenas de localidades direta ou indiretamente. E vamos continuar expandindo. Há poucos meses, aprovamos nosso planejamento estratégico para os próximos quatro anos, de 2024 a 2027. Ano que vem, vamos abrir o primeiro polo do nosso principal projeto no Norte do Brasil, em Manaus. Com isso, estaremos cobrindo as cinco regiões do país — adianta.

O plano prevê ainda, destaca o gestor, dobrar a operação da instituição, chegando a 56 territórios. Hoje, além dos 27 polos no Brasil, a entidade mantém, desde fevereiro, um centro no bairro Picoto, localidade na cidade portuguesa de Braga habitada por ciganos, população marginalizada no país.

— Em novembro, tivemos aprovação da prefeitura local para ampliação do projeto em 2024. Vamos para um segundo bairro social, como eles chamam as comunidades em Portugal, que é o Fujacal, também com presença de ciganos — anuncia Alan.

O principal projeto da Agência do Bem, atualmente espalhado por seis estados do Brasil (Rio, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia e Ceará) e instalado em Braga, é a Escola de Música e Cidadania, que oferece aulas gratuitas de teoria musical, violão, percussão, canto coral e cidadania global.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais