Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Alunos da Nova Sinfonia tem nova rotina com ensaios na OPES

Dois jovens integrantes da Orquestra e Coro Nova Sinfonia têm motivos de sobra para a comemoração de um novo caminho a percorrer. Após a aprovação em março, Willian Silva e Brendo Santanna já lidam com a rotina de ensaios como novos integrantes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico para jovens artistas que integram escolas de música e orquestras comunitárias da cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro desafio vencido por Willian e Brendo, anos atrás, foi a aprovação nas audições para compor o quadro dos 42 alunos da Nova Sinfonia. Esta oportunidade possibilitou experiências baseadas numa prática musical avançada, em conjunto com outros naipes de instrumentos, evoluindo ainda mais o espírito de trabalho em equipe, seguindo o conceito de pré-profissionalização. “Minha vida deu uma guinada”, lembra Willian, após sua entrada para a Orquestra e Coro Nova Sinfonia. Aos 17 anos, o violinista diz que o mais importante para quem está no meio musical é estar motivado, nunca desistir e sempre correr atrás dos seus sonhos.

Sobre a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, Brendo ressalta que a rotina de ensaios “exige muito estudo e maturidade”, características essenciais para acompanhar o conjunto. Praticante de Oboé, para ele uma das principais características desta nova experiência é a constituição de um espaço democrático no qual “todos estão em prol de uma só coisa: fazer música e se profissionalizar em música”.

No momento, Brendo e Willian ensaiam para uma apresentação em julho, no complexo cultural Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca. O tema do concerto por enquanto é segredo, mas adiantam que o repertório será bem eclético. Para os outros alunos que desejam seguir a carreira musical, Brendo finaliza com um recado: “seguir sempre em frente se dedicando, se empenhando e estudando. Quem quer, consegue!”.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais