Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Agência do Bem recebe consultoria em acessibilidade para deficientes

A Agência do Bem está se preparando para receber cada vez melhor alunos deficientes em suas unidades, em diferentes graus e tipos. Para tal, iniciou uma consultoria conduzida pelo jornalista Marcos Lima. Cego desde a infância, criador do projeto ‘’Histórias de Cego’’ e fundador da ONG Urece Esporte e Cultura, Marcos trabalhou por mais de três anos no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e conduzirá o treinamento visando o futuro trabalho junto a crianças e jovens portadores de cegueira ou baixa visão.

Mediante um ciclo de palestras, incluindo as próprias histórias de vida e experiências de Marcos, a primeira etapa consistiu na sensibilização e instrução de toda a equipe, dos professores aos coordenadores, quanto ao relacionamento interpessoal e demais aspectos que fazem parte da rotina de um deficiente visual. Marcos Lima também  esteve junto com os alunos do projeto, repassando de forma didática e descontraída os conceitos que o corpo pedagógico recebeu. Não demorou muito para que a assimilação feita pelos alunos fosse percebida, uma vez que logo após a palestra já guiavam com desenvoltura o palestrante pela sede da organização, em Vargem Grande, seguindo todas as orientações, e inclusive apresentando-o ao violino, instrumento que sempre emocionou Marcos, o qual ele não sabia que era tocado com o arco. Para alunos e professores, foram momentos de grande significado ao lidar com a questão na prática.

Mas além dessa experiência pessoal, também estão sendo estudadas adequações no próprio espaço físico, que envolvem placas, painéis e material pedagógico em braile, piso tátil, dentre outras providências que poderão proporcionar ao ambiente o quadro ideal em termos de acessibilidade para deficientes visuais, oferecendo uma recepção adequada e ensino eficaz.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais