Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Agência do Bem participa de reportagem na TV Globo

No dia primeiro de março, a convite da TV Globo, a Agência do Bem participou de uma reportagem especial em comemoração ao aniversário da Cidade do Rio de Janeiro. A matéria, que foi produzida no polo da Cidade de Deus das Escolas de Música e Cidadania, se debruçou sobre a história do projeto e quais foram as motivações para criação do mesmo por Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

Na reportagem, Alan conta que o nascimento do projeto se deu através de uma pesquisa no território de Vargem Grande. O objetivo central era entender, pela visão dos próprios moradores, quais eram as demandas que existiam no local e que, caso atendidas, trariam benefícios para a comunidade. A pesquisa indicou que os moradores sentiam falta, além de outras coisas, de atividades culturais, especificamente para crianças e adolescentes.

E foi assim que nasceu o projeto das Escolas de Música e Cidadania. Inicialmente com um polo em Vargem Grande e posteriormente expandindo com a abertura de um novo polo na Cidade de Deus. Hoje, após muito trabalho e dedicação, o projeto conta com 27 polos espalhados pelo Brasil. São 21 no Estado do Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um em Santa Catarina, Bahia, Ceará e no Distrito Federal. Em todo o país, serão atendidos dois mil alunos este ano, sendo dois terços deles no Rio. A faixa etária é de 7 a 17 anos.

Os impactos do projeto vão para além do domínio do instrumento e de benefícios como maior socialização e autoestima, como Alan deixou claro na reportagem: “comparados com indicadores nacionais os alunos da EMC têm nove vezes menos chance de repetir na escola; 53 vezes menos chance de engravidar na adolescência; e índice zero de envolvimento com atividades ilícitas”.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais