Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Agência do Bem lança Fundo Eny Moreira de Direitos Humanos

No último dia 5 de abril, a Agência do Bem em participação de evento online promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP), lançou o Fundo Eny Moreira de Direitos Humanos, que tem como objetivo reconhecer e premiar as mais destacadas iniciativas nacionais, empreendidas por organizações, coletivos ou pessoas físicas na defesa dos direitos humanos, garantindo a liberdade, a dignidade e a justiça à população brasileira.

A iniciativa também busca homenagear a trajetória e os ideais apoiados pela advogada Eny Moreira, importante defensora dos direitos humanos no Brasil que veio a falecer em Janeiro deste ano. Pequena na estatura e gigante na defesa da democracia, Eny foi uma árdua batalhadora pelos princípios democráticos durante toda a sua vida.

Como advogada atuou diretamente na defesa de presos políticos durante a ditadura, criou o Comitê Brasileiro pela Anistia e foi uma figura central do projeto Brasil Nunca Mais, a mais ampla pesquisa realizada pela sociedade civil sobre a tortura política no país, que, em 1985, expôs a gravidade das violações aos direitos humanos promovidas pela repressão política durante a ditadura militar.

O fundo será supervisionado por um conselho curador, tendo como membros pessoas reconhecidas na defesa dos direitos humanos no país. Seu papel será acompanhar os investimentos, fiscalizar a alocação dos recursos, e selecionar anualmente os vencedores da premiação.

Os premiados serão revelados anualmente, sempre no dia 5 abril, data do aniversário de Eny Moreira, e receberão suporte financeiro para que mantenham os projetos ativos.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais