Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Agência do Bem Completa 18 Anos: Uma Jornada de Transformação Social

No mês de agosto, a Agência do Bem celebrou com orgulho seus 18 anos de existência, marcados por uma jornada de transformação
social e impacto positivo. Tendo em vista essa data comemorativa, convidamos, Alan Maia, o fundador da Agência do Bem para uma entrevista.

O que o motivou a fundar a Agência do Bem há 18 anos?

Alan Maia: Éramos um grupo de amigos, com ideais comuns, dedicados ao trabalho social na região da Zona Oeste do Rio, na Grande Jacarepaguá, de forma voluntária. Frequentávamos muitas comunidades, abrigos, igrejas, fazíamos teatro e ações de assistência há muitos anos. Chegou um momento em que se entendeu por bem fixar e qualificar essa atuação. Assim, surgiu a Agência do Bem em agosto 2005.

Quais foram os maiores desafios enfrentados nos primeiros anos da organização?

Alan Maia: Seguramente, a falta de recursos para estruturar os projetos foi um desafio. No começo, como em quase todo novo empreendimento, tínhamos muitos sonhos, boas ideias e boas intenções, mas dispúnhamos de uma limitadíssima verba, proveniente das nossas próprias doações. Além disso, havia a questão da invisibilidade; havia a sensação de que ninguém reparava em nosso esforço e capacidade. Foram anos até romper essas barreiras, mas felizmente conseguimos romper

Após essa longa caminhada, como você avalia a contribuição social das atividades da Agência do Bem para a sociedade?

Alan Maia: Somos uma gota no oceano de desigualdade e injustiças sociais históricas da cidade e do país, mas, seguramente, a Agência do Bem fez a diferença para melhorar a vida de dezenas de milhares de famílias. Temos registros, pesquisas e indicadores diversos que atestam a efetividade dos projetos em promover a melhoria das condições de vida da população. É muito bom ter essa visão em perspectiva e perceber que tudo tem valido a pena.

Com 18 anos de conhecimento acumulado, a Agência do Bem chegou a Portugal, iniciando o processo de internacionalização da organização. Quais são as oportunidades que surgem com este processo?

Alan Maia: A gente acredita no que a gente faz, nos valores e nos sonhos que nos movem. A Agência do Bem existe para promover o bem, o desenvolvimento humano e a cidadania. E temos que levar este propósito para onde mais for possível. Desde 2018, alcançamos escala nacional de atuação. Recentemente, atravessamos as fronteiras. São os primeiros passos em Portugal. Sei que temos potencial para ir mais além.

O que os 18 anos da Agência do Bem representam para você pessoalmente?

Alan Maia: É até difícil de falar… Pessoalmente, é a sensação de dever cumprido. Além dos sorrisos e abraços trocados com tanta gente ao longo dessa história, me sinto em paz e grato por ter podido fazer parte de tudo isso, por ter dado uma pequena contribuição para fazer deste mundo um lugar um pouquinho melhor de se viver.

Como você gostaria que a Agência do Bem fosse reconhecida daqui a 10 ou 20 anos?

Alan Maia: Uma referência internacional de trabalho social feito com integridade, com qualidade, transformador de verdade, e com muito afeto, com muita fé nos bons propósitos que a acompanham desde a sua fundação.

Com 18 anos de muita história e sucesso, a Agência do Bem reforça sua missão de promover o desenvolvimento humano visando à cidadania plena de populações de baixa renda, através da educação, de forma transparente e sustentável, deixando assim, um legado de mudança positiva na sociedade.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais