Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Agência Do Bem apoia Associação Harmonicanto no Engenho Novo

Em uma casa antiga no coração de Engenho Novo, um polo da Associação Harmonicanto abre suas portas para as crianças de três comunidades próximas: São João, Macaco e Encontro. No ano de 2014 a Harmonicanto foi uma das três ONGs contempladas com o Edital de Microprojetos, realizado pela Agência do Bem. Com a premiação de R$ 2 mil foi possível comprar materiais didáticos e artísticos necessários para as oficinas realizadas. Para Marcelo Nerys, responsável pela ONG,o edital representa um incentivo importante para que espaços como esse continuem propagando o bem e ajudando o próximo. Funcionando ativamente desde março de 2013, atinge cerca de cinquenta crianças, no contra turno de suas escolas,  entre quatro e seis anos de idade.

      “É difícil para as crianças da região terem uma forma de entretenimento e aprendizado, as ruas não são mais um lugar seguro.” – Jane, professora.

Somando como uma extensão de seu pólo de atividades principais, no núcleo do Cantagalo, que atende crianças e jovens em situação de risco social. O espaço possui cinco salas de aprendizado, com aulas de arte, balé, música, oficina criativa e com atendimento voluntário de fonoaudiólogo, psicólogos e um profissional de educação física. Entre as salas há um refeitório utilizado para o lanche da tarde ou da manhã, contando também com um espaço para brincadeiras ao ar livre e o plantio de hortas.

Além do atendimento às comunidades locais, a Associação Harmonicanto passou a desenvolver o projeto Cantar e Contar Clementina – Outra Forma de Aprender. Uma atividade lúdica de ensino que utiliza da vida e da obra da cantora Clementina de Jesus para ensinar princípios da música, incentivo à leitura, artes, cidadania, recreação e o resgate da história local. Uma das crianças participantes do projeto é Isabela Rocha, 6 anos. Ao chegar no Núcleo de Engenho Novo possuía problemas de fala que rapidamente foram corrigidos com apoio de fonoaudiólogos, o encaminhamento para uma operação no freio lingual veio em seguida, inaugurando um novo momento para a pequena Isabela. Com sua capacidade de fala normalizada ela perdeu a timidez e iniciou suas aulas de teatro, tornando-se a atriz mirim principal da peça realizada no fim do ano.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais