Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Aconteceu em 2013…

Os eventos da Agência do Bem em 2013 começam em Paris, por 5 dias, para 10 músicos da Orquestra Nova Sinfonia. Foi uma linda apresentação durante o Create Joy Show. O evento anual da Vivendi, empresa francesa que apoia a Agência do Bem, ocorreu entre os dias 8 e 14 de Fevereiro de 2013 no L’Olympia Music Hall.
Seguindo o clima de trocas e estudos internacionais, um grupo de nove integrantes da Orquestra Nova Sinfonia, participou do Programa Arte e Transformação Social, criado em 2009 em parceria com a Cal Arts – California Institute of Arts, prestigiada faculdade norte-americana fundada por Walt Disney. Foram duas semanas de exercícios, ensaios, animação, novas amizades e muita alegria na sede da Escola Britânica, na Urca, onde ocorreu a oficina “Intensivo de Criação em Artes”.
Tantos eventos internacionais, nacionais e a necessidade de tornar alunos e palco mais íntimos levaram a Agência do Bem a realizar, em abril, o primeiro Concerto de Domingo: uma apresentação aberta ao público, sem cobrança de ingressos no formato de ensaio.

“Todo artista se alimenta da relação com o seu público. Estar no palco, portanto, é vital para os nossos jovens talentos manterem a concentração, a disciplina e a motivação também.” – afirma Alan Maia, Diretor Geral da Agência do Bem.

No mês de maio, a Agência do Bem recebeu uma doação pontual, oriunda da Inglaterra. A empresa do ramo de reflorestamento, ITAS Ltd., direcionou recursos para a compra de material didático do projeto Ainda é Tempo de Aprender, voltado para a educação de jovens e adultos, com turmas de alfabetização e outra de preparação para o ENEM.
Em julho, após a formação de uma turma experimental no polo da Cidade de Deus, no final de 2012, o Projeto Beirart voltou à Vargem Grande, para ajudar mulheres moradoras das comunidades a gerar renda.
A iniciação no mundo digital e potencialização das chances de empregabilidade vieram através do Projeto Canal Digital, no qual são ministradas aulas aos jovens e adultos da região. No segundo semestre de 2013, a Agência do Bem não pode mais contar com a parceria do Projeto Informar, porém decidiu manter com seus próprios recursos o suporte da ComputerToys para atender os 50 alunos matriculados.
No campo administrativo, a Agência do Bem iniciou, em setembro, um processo de Planejamento Estratégico que visa traçar a rota que será percorrida pela organização nos próximos anos. Num primeiro momento, a equipe gestora da instituição foi entrevistada a respeito de seus sonhos, percepção de suas forças e fragilidades, oportunidades, funcionamento, filosofias e valores enquanto instituição.  Em outro encontro, foram reunidas as equipes do escritório e dos polos, e o processo se repetiu.

“Foi muito importante podermos pontuar as questões comuns a todos, que mereciam mais atenção dentro da organização. O workshop nos ajudou a pensar em conjunto numa maneira de seguir aperfeiçoando nosso trabalho.” – diz Renata Moraes, CoordenadoraExecutiva da Agência do Bem.

No dia 7 de Agosto, aconteceu a primeira Rodada de Negócios com o tema “Oportunidades de Investimento Social” no hotel Sheraton Barra. As palestras do evento ficaram por conta do economista e comentarista da CBN e Globo News, Sérgio Besserman, que discorreu sobre o Rio de Janeiro, foco de muitos investimentos, e os desafios para o desenvolvimento justo e sustentável da cidade no contexto dos grandes eventos que já estão ocorrendo.
Também em 2013, foi lançado o II Edital de Microprojetos, que recebeu 68 propostas, das quais 3 foram selecionadas para receber R$ 2.000, entregues durante o 5º Fórum da Rede de Organizações do Bem, que teve as palestras “Combate à mortalidade infantil” e “Prestação de contas de projetos sociais”.
Para fechar o ano, a Agência do Bem recebeu, em novembro, o prêmio Excelência em Administração, Prof. Sylvio Vianna Freire, oferecido pela FABES-Liceu de Artes e Ofícios.

“Esse prêmio é dos mais importantes que a Agência do Bem já recebeu. Estamos muito felizes, muito orgulhosos por este reconhecimento. Seguramente 2014 será um ano realizações ainda maiores que 2013. Tem muita coisa boa vindo por ai! ” – declara Alan Maia, Diretor Geral da Agência do Bem

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais