Academia da Nova Sinfonia dita o ritmo das atividades para 2017 – Agência do Bem
Notícias

Academia da Nova Sinfonia dita o ritmo das atividades para 2017

Por 6 de março de 2017 Nenhum comentário

A Academia da Nova Sinfonia, realizada no início de fevereiro, levou os 42 alunos das Escolas de Música e Cidadania, selecionados por meio de audições, para vivenciar uma verdadeira rotina musical, com horários de ensaio, descanso, instrução e apresentação para o público.
A experiência foi realizada no município de Conservatória, cidade de Valença (RJ), onde de início foi feito um passeio cultural pela região, conhecida como “Cidade da Seresta”, uma boa descrição para o fim de semana de prática musical. Depois de tirar muitas fotos e colocar mais um pouco de cultura na bagagem neste local que guarda em sua história um grande registro do período colonial, a agenda prosseguia levando para um último ensaio antes da primeira apresentação aberta da formação 2017.
Desde o fim da tarde a chuva caía com força, mas como uma espécie de recepção para a nova fase da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, veio a trégua, e aos primeiros sons das flautas, cordas e vocais, o público foi chegando.
Era só a primeira apresentação, uma primeira experiência de muitas que estão por vir, mas os elogios da plateia, de personalidades locais e até convites de músicos conceituados foram se estendendo, levando a breves participações junto aos seresteiros da cidade, demonstrando mais um pouco do talento dos alunos. No segundo dia, em reunião geral, foram apresentadas à nova formação orientações gerais e instruções que vão direcionar todo o trabalho durante o ano, tirando dúvidas e relembrando a trajetória e as conquistas do projeto.
Além de um trabalho musical diferenciado, a academia visa também o entrosamento dos alunos, compartilhando conhecimento e experiências e fortalecendo o senso de trabalho em equipe num patamar onde os graus de responsabilidade e disciplina são mais elevados. Além das participações em outros eventos e locais, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia tem palco fixo no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, onde faz apresentações gratuitas no último domingo de cada mês. No dia 26/03, a agenda de concertos se inicia com um primeiro espetáculo em homenagem ao trabalho do maestro e compositor Heitor Villa Lobos.