Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

A importância de um fundo patrimonial para as Organizações

Nos países mais desenvolvidos a constituição de um fundo patrimonial é uma prática comum. As maiores universidades do mundo, bem como as grandes ONGs internacionais, dispõem dessa reserva financeira para poder assegurar a sua sustentabilidade de longo prazo, precavendo-se de possíveis reviravoltas políticas ou perdas inflacionárias que afetem direta ou indiretamente as suas atividades, viabilizando operacionalmente causas e projetos.
Se nos países mais desenvolvidos a necessidade desse fundo fica evidente, que se dirá em nações onde as incertezas e oscilações são ainda mais constantes, como no caso do Brasil. Os dois últimos anos foram de grande dificuldade para a maioria da população, e não foi diferente na Agência do Bem. Crises em diversos cenários refletiram diretamente no quadro de apoiadores e doadores, reduzindo ou cessando aportes. Esse tipo de situação não só impediu iniciativas que poderiam atender mais e melhor, como desafiou projetos já existentes, obrigando cortes que vão desde a logística até apresentações de alunos e melhorias estruturais.
Graças a um planejamento bem feito, que contempla ainda uma verba emergencial, o quadro não se agravou. Por essa razão a Agência do Bem enfrenta o desafio de constituir um fundo financeiro sólido, possibilitando, mesmo nos quadros de maior dificuldade, a manutenção padrão das atividades e o progresso e desenvolvimento de iniciativas.
E como funciona esse fundo patrimonial? Trata-se de um fundo financeiro, administrado por uma corretora de investimentos, que faz aplicações diversificadas, disponibilizando um único resgate anual, da parte referente aos lucros da aplicação. O valor principal do fundo fica sempre preservado. Observando-se este princípio, é possível garantir que, uma vez constituído, o fundo será permanente. Assim, uma vez por ano a Agência do Bem recebe rendimentos para aplicar na manutenção das suas atividades e na expansão dos seus projetos, possibilitando, além de uma atuação eficiente, a promoção do bem para mais e mais pessoas.
Ao fazer hoje mesmo uma única doação para o Fundo Patrimonial é possível acompanhar ao longo de toda a vida o benefício gerado por este gesto. Para contribuir com a Agência do Bem ou receber maiores informações, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone 2428-2547 ou pelo e-mail contato@agenciadobem.org.br

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais