No dia 11 de outubro, os músicos da Orquestra Jovem da Guanabara (OJG) realizaram o concerto “Rio 40 Graus” no Teatro Municipal de São Gonçalo. Entre as obras apresentadas, estiveram clássicos da música popular brasileira como “Oceano”, de Djavan, e “Azul da Cor do Mar”, de Tim Maia, interpretados em arranjos especialmente criados para orquestra.
“Trazer canções que fazem parte da memória afetiva de tantos brasileiros para o universo orquestral é uma forma de aproximar o público desse gênero musical e mostrar a potência dos nossos jovens músicos”, afirma Henrique Machado, maestro da OJG.

A seguir, a Orquestra Jovem da Guanabara se prepara para sua próxima apresentação, que acontecerá no Teatro Adolpho Bloch, no dia 12 de dezembro.
O grupo promete uma experiência musical envolvente, na qual o público poderá apreciar a versatilidade e a maturidade técnica dos jovens instrumentistas em um repertório que transita entre diferentes sonoridades, tendo como fio condutor o tema pedagógico do ano: “mudanças climáticas e justiça ambiental.”
A apresentação encerrará a temporada 2025, consolidando um ciclo de importantes aprendizados para os membros da OJG.