A Orquestra Jovem da Guanabara realizou duas apresentações em novembro com a temática “Esse é Meu Brasil”. Os espetáculos ocorreram no Teatro Petrobras, em Nova Iguaçu, e no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca.
Centenas de pessoas compareceram para prestigiar os jovens talentos. No repertório, a orquestra apresentou músicas populares da cultura brasileira, como Eu Só Quero um Xodó, de Luiz Gonzaga, Evidências, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, e Não Deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição e Aloísio Silva. O momento apoteótico ficou por conta de toda a plateia cantando a plenos pulmões o clássico Cheia de Manias, de Luiz Carlos.
“Esse repertório fortaleceu os laços dos alunos com a cultura brasileira em diversas frentes. Explorando a variedade de ritmos e a diversidade musical do Brasil, estes alunos ampliaram seu conhecimento e vivência da riqueza cultural que o país oferece. Além disso, essa experiência musical proporcionou uma conexão mais profunda com o conceito de identidade cultural”, afirmou Davi Palmeira, coordenador de projetos.
A orquestra, patrocinada pela Petrobras e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, voltará a se apresentar em 2025 com a mesma formação, prometendo emocionar ainda mais o público.