Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

2º Fórum da Rede de Organizações do bem reúne 50 entidades

Na tarde do dia 27 de março, no auditório do IBMR, na Barra da Tijuca, a Agência do Bem promoveu o 2º Fórum da Rede de Organizações do Bem. O evento, que contou com a parceria da Secretaria Geral da Presidência da República e da Coordenação Estadual dos ODM, reuniu cerca de 70 pessoas, que representavam 50 entidades sociais do Rio de Janeiro e do interior do estado, como Baixada Fluminense, Teresópolis e Campos dos Goytacazes.

A Rede de Organizações do Bem é a frente de ação da Agência do Bem que dá apoio e incentivo a projetos sociais desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Após o lançamento da Rede, em outubro de 2012, com o 1° Edital de Micro Projetos, a Agência do Bem organizou um calendário de encontros trimestrais para os anos de 2013 e 2014.

Neste 2º Fórum, que teve caráter informativo e de capacitação institucional, após a abertura oficial feita pelos diretores da Agência do Bem, Elio Raymundo e Alan Maia, foram apresentados os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, por Maurício Garcia e Cristina Pinheiro, representantes da Presidência da República e da Coordenação Estadual dos ODM, respectivamente. Na sequência, Luciana Oliveira, do Ministério do Desenvolvimento Social, apresentou os dados do Programa Brasil sem Miséria, em referência ao primeiro Objetivo do Milênio “Acabar com a Miséria e a Fome”. Segundo a expositora, o Brasil conseguiu atingir a meta em 2006 a partir dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Na segunda parte do encontro, Márcia Brito, consultora especializada em terceiro setor, fez uma palestra sobre “Captação de Recursos”.

“Nesse tipo de fórum, o intercâmbio, a troca de experiências e a capacitação são fundamentais para que as organizações sociais voltem aos seus cotidianos retomando e revendo alguns princípios e situações de suas práticas. A disseminação dos Objetivos do Milênio e informações sobre Captação de Recursos, temas centrais do evento, possibilitaram momentos de debate e reflexões que certamente contribuirão para uma atuação com mais segurança e mais entusiasmo tendo em vista o desenvolvimento local e o fortalecimento institucional das organizações que participaram. E para alcançar tudo isso, a parceria entre Agência do Bem, Secretaria Geral da Presidência da República e as dezenas de organizações participantes é essencial.”– declarou Elio Raymundo.

O próximo fórum está previsto para o final do mês de maio, abordando o segundo Objetivo do Milênio “Educação Básica de Qualidade para Todos” e “Planejamento Estratégico no Terceiro Setor”. 

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais