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6° Fórum da Rede do Bem – dia 26/03 no CCBB

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Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

A Agência do Bem, em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República e a Coordenação Estadual dos ODM, com apoio do Banco do Brasil, tem a honra de convidar a sua organização para o encontro informativo e de articulação institucional sobre os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”, a se realizar no dia 26 de Março de 2014, às 13:30h, no Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua 1º de Março, 66, 3º Andar, Centro, Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO:

13:30 – Abertura e Apresentação do Evento
14:00 – Palestra – Melhorar a Saúde da Gestante – Liliane Brum Ribeiro – Coordenação Geral de Saúde das Mulheres.
15:00 – Rodada de Apresentação dos Participantes
15:30 – Coffee Break e Integração para Parcerias
16:00 – Lançamento de Edital
16:30 – Capacitação – Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais
18:00 – Encerramento

Acontecerá, também, durante o 6º Fórum da Rede de Organizações do Bem o Lançamento do Edital de Apoio para Montagem de um Laboratório de Informática para Projeto de Inclusão Digital.

Inscreva-se pelo e-mail rede@agenciadobem.org.br, informando nome e instituição que representa. As organizações participantes receberão pontuação extra na avaliação do Edital de Projetos 2014.

Vencedora do II Edital de Microprojetos – Associação Ressurgir conta sua história

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No dia 06 de novembro de 2013, foram entregues os certificados aos ganhadores do II Edital de Microprojetos da Rede de Organizações do Bem.

Agora, em março de 2014, o Bem me Quer ouviu lindo relato da Drª. Albenita Correia, Presidente da Associação Ressurgir – Grupo de Apoio a Família em Risco Social, a respeito de como foi vencer o edital e do que mudou para eles.

“Recebemos o prêmio de R$ 2.000,00, dos quais foram gastos R$ 1.052,00 na compra de quatro ventiladores e R$ 900,00 na instalação. O apoio à compra de ventiladores para a Brinquedoteca está proporcionando um ambiente mais confortável para as 100 crianças atendidas: 50 pela manhã e outras 50 no turno da tarde. Temos certeza que este ato solidário representa uma semente de esperança na vida dessas pessoas, e colabora para a realização da nossa missão, que é a inclusão social das famílias assistidas. A Associação Ressurgir e as famílias agradecem e se alegram enormemente pelo apoio recebido.”

A Associação Ressurgir – Grupo de Apoio a Família em Risco Social é uma organização fundada em janeiro de 1995, pela Drª. Albenita Correia quando era chefe do setor de saúde mental do Hospital Municipal Salles Netto (H.M.S.N.) no Rio Comprido – RJ e fazia parte de um grupo de profissionais do Hospital que apoiava as famílias das crianças internadas, ajudando os pais a compreender a doença e colaborar com o seu tratamento.
Contudo, devido ao baixo nível sócioeconômico das famílias assistidas, esse apoio não era suficiente e quase 100% das crianças que recebiam altas, retornavam ao hospital em piores condições. Foi assim, consciente de que o trabalho precisava ser ampliado e que alternativas para ajudar as famílias eram necessárias, que a Drª Albenita Correia criou a organização.
Atualmente, o trabalho é realizado através de 3 núcleos com ações diferenciadas de acordo com as necessidades das famílias em atendimento. Sendo o primeiro núcleo de Atividades Psicossociais, focado no conhecimento das carências e necessidades básicas das famílias assistidas. O segundo núcleo trabalha com Atividades Psicopedagógicas para todas as faixas etárias, através de um atendimento diferenciado focado na descoberta de oportunidade para o crescimento social e cultural. Já o terceiro núcleo, é de Atividades de Capacitação para Descoberta de Talentos e Geração de Renda, com atividades a partir dos 14 anos na condição de aprendiz e incentivo à busca e descoberta de talentos para o futuro profissional.

Documentário sobre as Escolas de Música e Cidadania

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Um processo iniciado em outubro de 2013 resultou, em janeiro deste ano, no documentário “Música e Cidadania para um Mundo Melhor”, que mostra histórias do projeto Escolas de Música e Cidadania, considerado o mais abrangente da Agência do Bem.

O projeto das EMCs promove, através de aulas semanais com diversos instrumentos a inclusão social de crianças e jovens. São ministradas aulas de música, juntamente com as aulas de cidadania que ajudam, por sua vez, a fortalecer a disciplina e a confiança dos alunos. Elas mostram um futuro diferente do que geralmente lhes é apresentado, e oferece oportunidades de crescimento musical. Os alunos mais destacados do projeto passam a integrar a Orquestra e Coro Nova Sinfonia.

O documentário conta o cotidiano das EMCs e da Orquestra Nova Sinfonia, que representa o resultado e excelência do aprendizado. No filme será possível testemunhar fatos interessantes e notórios do despertar das crianças para a música, o que mudou na vida delas depois de ingressar no projeto, suas famílias, como é ser músico na prática e os bastidores e as apresentações em si. Como será estar no palco?

O documentário foi feito ao longo dos últimos 3 meses e teve a participação de toda a equipe da Agência do Bem. Foram feitas filmagens nos polos da Cidade de Deus e Vargem Grande e o resultado poderá ser visto este mês ainda. A Agência do Bem apresentará, no início das aulas, o resultado das filmagens.

“É muito bom poder registrar cinematograficamente este trabalho tão lindo que desenvolvemos. Sem falar que para as crianças é ótimo aparecer em um vídeo e ter essa visão externa do trabalho delas. Sem dúvidas é um estímulo a mais.” – diz Natálie Pereira, estagiária de comunicação.

Agência do Bem abre nova sede em Vargem Grande

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Como ocorreu no polo da Cidade de Deus no ano passado, o encerramento do contrato com a instituição parceira, trouxe a necessidade de uma nova sede em Vargem Grande. Esta fica na Associação dos Moradores da Comunidade Beira Rio, junto à creche comunitária.

A Agência do Bem alugou 2 salas no local, que passam por reformas no período de férias para poder receber os alunos dos projetos desenvolvidos pela instituição.

As matrículas estão abertas desde o início de fevereiro, e as aulas começam dia 24. Para participar, basta ir a um polo da Agência do Bem em Vargem Grande, Vargem Pequena ou Cidade de Deus com comprovante de residência, certidão de nascimento da criança e identidade do responsável.

“As crianças ficam ansiosas pelo início das aulas. Todos os dias quando entro no facebook tem alguma mensagem de um aluno perguntando quando as aulas começam, quando a orquestra volta a ensaiar. É muito bom ver o interesse delas em continuar tocando”. – diz Huan Cardoso, produtor da orquestra.

Renata Moraes fala sobre os planos para 2014

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O ano de 2013 foi repleto de realizações e conquistas. As previsões para 2014 não são diferentes e Renata Moraes, Coordenadora Executiva da Agência do Bem, explicará melhor o que vem por aí.

BMQ: O que tem de novo para 2014?

Renata: A Agência do Bem avalia que teve um 2013 excelente, e a expectativa para 2014 é ainda maior. Um dado super importante foi a renovação das parcerias que nos permite antever um ano seguro, sem sustos. Precisamos, contudo, evoluir e aperfeiçoar os projetos. Seguiremos trabalhando na captação de recursos para isso.

BMQ: Você acredita que o planejamento estratégico vai ajudar nessa evolução?

R: Sem dúvidas. No segundo semestre de 2013 a Agência do Bem iniciou um profundo e importante processo de Planejamento Estratégico que, pretendemos, possa ditar as diretrizes do trabalho pelos próximos cinco anos. Foi um esforço grande, que envolveu quase toda a equipe. Para 2014 temos por meta reforçar os aspectos da identidade institucional perante nossos colaboradores e parceiros.

Por isso, temos diversas atividades previstas como “dever de casa” assumido durante o Planejamento Estratégico.

BMQ: A Agência do Bem passou por uma mudança no campo administrativo,  por que disso?

R: A gente tem a alegria de ter visto a Agência do Bem crescer nesses últimos oito anos. Porém, hoje, a operação da instituição é bem maior e mais abrangente que no seu início. Adequar as diretrizes e expectativas de quando havia apenas boa intenção com os desafios atuais não é simples e, às vezes, nem é possível. Por isso, já há dois anos vínhamos remodelando as bases jurídicas e estatuárias de acordo com este novo momento.

BMQ: E como será o funcionamento da instituição agora em 2014?

R: A partir de janeiro de 2014, a Agência do Bem passa a atuar sob novo Estatuto, novo CNPJ e uma nova Diretoria. São questões meramente internas, na verdade. No dia a dia, nos projetos, nada muda. Seguimos tal como antes.

BMQ: E os projetos? Como será com eles?

R: Nas comunidades, pretendemos fortalecer o nosso menor polo, que fica em Vargem Pequena. Também vamos para um novo espaço em Vargem Grande. Intensificaremos o trabalho da Rede de Organizações do Bem, que do final de 2012 para cá, já apoiou 8 projetos no Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Minas Gerais. Estamos planejando, também, abrir a possibilidade de apoio a projetos musicais conduzidos por outras entidades, expandindo as Escolas de Música e Cidadania. Além, é claro, do desenvolvimento artístico da nossa orquestra. Vem surpresa boa por aí…

Aconteceu em 2013…

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Os eventos da Agência do Bem em 2013 começam em Paris, por 5 dias, para 10 músicos da Orquestra Nova Sinfonia. Foi uma linda apresentação durante o Create Joy Show. O evento anual da Vivendi, empresa francesa que apoia a Agência do Bem, ocorreu entre os dias 8 e 14 de Fevereiro de 2013 no L’Olympia Music Hall.
Seguindo o clima de trocas e estudos internacionais, um grupo de nove integrantes da Orquestra Nova Sinfonia, participou do Programa Arte e Transformação Social, criado em 2009 em parceria com a Cal Arts – California Institute of Arts, prestigiada faculdade norte-americana fundada por Walt Disney. Foram duas semanas de exercícios, ensaios, animação, novas amizades e muita alegria na sede da Escola Britânica, na Urca, onde ocorreu a oficina “Intensivo de Criação em Artes”.
Tantos eventos internacionais, nacionais e a necessidade de tornar alunos e palco mais íntimos levaram a Agência do Bem a realizar, em abril, o primeiro Concerto de Domingo: uma apresentação aberta ao público, sem cobrança de ingressos no formato de ensaio.

“Todo artista se alimenta da relação com o seu público. Estar no palco, portanto, é vital para os nossos jovens talentos manterem a concentração, a disciplina e a motivação também.” – afirma Alan Maia, Diretor Geral da Agência do Bem.

No mês de maio, a Agência do Bem recebeu uma doação pontual, oriunda da Inglaterra. A empresa do ramo de reflorestamento, ITAS Ltd., direcionou recursos para a compra de material didático do projeto Ainda é Tempo de Aprender, voltado para a educação de jovens e adultos, com turmas de alfabetização e outra de preparação para o ENEM.
Em julho, após a formação de uma turma experimental no polo da Cidade de Deus, no final de 2012, o Projeto Beirart voltou à Vargem Grande, para ajudar mulheres moradoras das comunidades a gerar renda.
A iniciação no mundo digital e potencialização das chances de empregabilidade vieram através do Projeto Canal Digital, no qual são ministradas aulas aos jovens e adultos da região. No segundo semestre de 2013, a Agência do Bem não pode mais contar com a parceria do Projeto Informar, porém decidiu manter com seus próprios recursos o suporte da ComputerToys para atender os 50 alunos matriculados.
No campo administrativo, a Agência do Bem iniciou, em setembro, um processo de Planejamento Estratégico que visa traçar a rota que será percorrida pela organização nos próximos anos. Num primeiro momento, a equipe gestora da instituição foi entrevistada a respeito de seus sonhos, percepção de suas forças e fragilidades, oportunidades, funcionamento, filosofias e valores enquanto instituição.  Em outro encontro, foram reunidas as equipes do escritório e dos polos, e o processo se repetiu.

“Foi muito importante podermos pontuar as questões comuns a todos, que mereciam mais atenção dentro da organização. O workshop nos ajudou a pensar em conjunto numa maneira de seguir aperfeiçoando nosso trabalho.” – diz Renata Moraes, CoordenadoraExecutiva da Agência do Bem.

No dia 7 de Agosto, aconteceu a primeira Rodada de Negócios com o tema “Oportunidades de Investimento Social” no hotel Sheraton Barra. As palestras do evento ficaram por conta do economista e comentarista da CBN e Globo News, Sérgio Besserman, que discorreu sobre o Rio de Janeiro, foco de muitos investimentos, e os desafios para o desenvolvimento justo e sustentável da cidade no contexto dos grandes eventos que já estão ocorrendo.
Também em 2013, foi lançado o II Edital de Microprojetos, que recebeu 68 propostas, das quais 3 foram selecionadas para receber R$ 2.000, entregues durante o 5º Fórum da Rede de Organizações do Bem, que teve as palestras “Combate à mortalidade infantil” e “Prestação de contas de projetos sociais”.
Para fechar o ano, a Agência do Bem recebeu, em novembro, o prêmio Excelência em Administração, Prof. Sylvio Vianna Freire, oferecido pela FABES-Liceu de Artes e Ofícios.

“Esse prêmio é dos mais importantes que a Agência do Bem já recebeu. Estamos muito felizes, muito orgulhosos por este reconhecimento. Seguramente 2014 será um ano realizações ainda maiores que 2013. Tem muita coisa boa vindo por ai! ” – declara Alan Maia, Diretor Geral da Agência do Bem

Fim de ano repleto de apresentações para a Orquestra Nova Sinfonia

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O mês de novembro foi marcado pelo grande número de apresentações da Orquestra Nova Sinfonia, nos quais o grupo teve a oportunidade de mostrar todo seu talento. Foram feitas apresentações no dia 03, no Via Parque Shopping, durante a inauguração da decoração de natal. No dia 10, o grupo de câmara da Orquestra Nova Sinfonia se apresentou no Espaço Néctar, em Vargem Grande, a convite do próprio espaço como forma de divulgação do projeto de música da Agência do Bem. Já no dia 23, os jovens músicos estiveram no hotel Transamerica Prime na Barra da Tijuca, durante evento corporativo da DHM, empresa que atua na área de engenharia de suprimentos, e parceira da Agência do Bem através do Programa Empresa do Bem. Por fim, no dia 25, a Orquestra Nova Sinfonia subiu no palco do Teatro do Liceu de Artes e Ofícios no evento em que a Agência do Bem recebeu o Prêmio Excelência em Administração oferecido pela Faculdade Béthencourt da Silva (FABES).

A Agência do Bem convida a todos para participar dos recitais de final de ano e de sua festa de encerramento. Os recitais acontecerão em seus respectivos polos nos seguintes dias e horários:

 Cidade de Deus – Sábado, 07 de dezembro às 15:00.

 Vargem Pequena – Domingo, 08 de dezembro às 9:00

 Vargem Grande – Domingo, 08 de dezembro às 15:00

A festa de encerramento terá palco no domingo, 15 de dezembro, no Teatro dos Grandes Atores (Shopping Barra Square – Av. das Américas 3.555, Barra da Tijuca), às 11:00 da manhã. Neste dia, acontecerá o Concerto de Natal da Orquestra Nova Sinfonia.

“A apresentação de encerramento do ano tem um brilho especial, sem dúvida. Nela podemos ver o resultado do nosso trabalho de um ano inteiro, observamos de perto a evolução musical e pessoal dos nossos alunos e aproveitamos para fazer mais planos para o próximo ano. Entre anseios e conquistas, terminamos o ano muito bem.” – diz Renata Moraes, Coordenadora Executiva da Agência do Bem.

Agência do Bem participa de congresso da Associação Brasileira de Ensino Musical

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Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Agência do Bem esteve presente no XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, a ABEM, em Pirenópolis – GO, representada por seu Diretor Geral Alan Maia e o Regente do Coral Nova Sinfonia, Leonardo Moraes. Durante os 5 dias de evento, ocorreram debates, reflexões,  e mesas redondas, com o objetivo de discutir as perspectivas para pesquisas e ações em educação musical. Foram feitas articulações interessantes que indicaram o direcionamento no qual as práticas educacionais e artísticas na área de música estão seguindo.

O XXI Congresso da ABEM contou com a presença de reconhecidos pesquisadores e educadores musicais brasileiros e internacionais nos painéis temáticos e oficinas realizadas. Leonardo Moraes foi um deles, e apresentou propostas inovadoras para o ensino de música nas salas de aula.

“Busquei apresentar maneiras de tornar a sala de aula um espaço mais interativo e aproximar a linguagem dos alunos com a dos professores. Para tal, utilizei softwares livres, ensinei como fazer photoclipe com o celular, como utilizar as redes sociais para aproximar a relação de alunos e professores. O resultado foi muito positivo, e a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes foi, sem dúvidas, o ponto alto do encontro.” – diz Leonardo Moraes, regente do Coral Nova Sinfonia.

5º Fórum da Rede do Bem capacita ongs e entrega certificados

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A Agência do Bem, em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República e a Coordenação Estadual dos ODM, com apoio do Banco do Brasil, realizou no dia 06 de novembro de 2013, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil, o 5º Fórum da Rede de Organizações do Bem. Nele, estiveram presentes Márcia Guimarães, do Hospital Martagão  Gasteira, Salvador- BA, e Gilvani Grangeiro, do Ministério da Saúde, ministrando a palestra “Reduzir a Mortalidade Infantil”.

“Foi uma ótima palestra! Gilvani trouxe vários dados a respeito da evolução brasileira na luta pela erradicação da mortalidade infantil. Fiquei muito feliz de saber que atingimos este objetivo do milênio antes da data prevista, sem falar na oportunidade que tive de conhecer os vários projetos na área e entender como eles funcionam.” – diz Renata Fabrício, estagiária de Psicologia da Agência do Bem.

Após o coffee breack, foram entregues os certificados dos Vencedores do II Edital de Microprojetos e, logo em seguida, Pedro Genescá conduziu a capacitação sobre prestação de contas de projetos sociais, apresentando os principais erros e acertos cometidos na hora de informar aos patrocinadores o direcionamento dos recursos recebidos para a execução dos projetos.

“A prestação de contas em organizações é um processo mais trabalhoso que complexo. Quando o fazemos corretamente, prestando atenção e respeitando a ordem dos recebimentos e gastos, tudo se torna mais fácil.” – diz Pedro Genescá, consultor na área de prestação de contas de projetos.

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