A Agência do Bem acaba de criar a Orquestra Jovem da Guanabara, um grupo orquestral formado por alunos de oito polos das Escolas de Música e Cidadania, localizados às margens da Baía de Guanabara. Com o patrocínio da Petrobras, a OJG foi formada após a seleção dos seus membros, que ocorreu mediante o processo de audição, momento em que os alunos são avaliados em relação a suas habilidades/práticas musicais e comportamentais.
As audições ocorreram no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, localizado na região central do Rio e contou com a participação de 108 alunos interessados. Entre os responsáveis dos alunos selecionados, houve muita euforia com a notícia da convocação “Meu filho está radiante com essa oportunidade única na sua vida”, disse Mônica Paula da Silva, mãe do aluno Gesiel, do polo de Nova Iguaçu, aprovado para compor o naipe de cordas do grupo orquestral.
Os selecionados iniciam agora uma nova rotina com ensaios duas vezes por semana, figurino de gala, bolsa-auxílio, e agenda de apresentações em espaços culturais do Rio de Janeiro — todo suporte necessário para pavimentar a construção de uma carreira profissional no ramo artístico.
Com a formação da nova orquestra, a Agência do Bem passa a contar com dois grupos orquestrais formados por crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, a Orquestra & Coro Nova Sinfonia, formada há 10 anos, em 2012 e agora a Orquestra Jovem da Guanabara.