Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Agência do Bem conduz nova pesquisa sobre impacto da pandemia no 3º Setor

Após um ano de pandemia, as cenas se repetem no Terceiro Setor, com pedidos emergenciais de doações para manutenção dos projetos e seu apoio às comunidades atendidas. A realidade de quem se dedica a trabalhar pelo próximo traça um paralelo aflitivo com a própria subsistência, acarretando, no pior dos casos, na suspensão ou encerramento total das atividades das organizações.

Foi com o intuito de chamar a atenção para o novo desafio das ONGs, que a Agência do Bem, no princípio da pandemia, em 2020, realizou uma das primeiras pesquisas sobre o impacto do coronavirus no terceiro setor, contando com os dados de mais de duzentas organizações respondentes. O levantamento revelava um quadro alarmante: 67% das instituições tiveram queda de arrecadação de suas receitas (acima de 50%), enquanto 83% previam riscos concretos de fecharem suas portas no curto prazo ou reduzir suas atividades caso a situação não fosse revertida rapidamente. Em termos de impacto direto, apenas 1% manteve suas atividades normais após o início da pandemia, enquanto 72% paralisaram completamente.

E hoje, 12 meses depois, como o setor responde ao impacto? Para saber, a Agência do Bem iniciou uma nova pesquisa junto às organizações atuantes no Rio de Janeiro e em São Paulo, que será conduzida por um período de aproximadamente 15 dias. ‘’As perguntas são objetivas, de fácil compreensão e rápida resposta, e mesmo que tenham como referência o período atual, suas respostas não deixam de projetar um olhar para o futuro’’, comenta Alan Maia, fundador da Agência do Bem e responsável pela elaboração da pesquisa.

As ONGs que atuam nas regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, e que desejam participar da pesquisa, podem acessar o formulário pelo link https://bit.ly/3ft7nP0. O resultado será divulgado em meados do mês de abril.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais