A Agência do Bem é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos e sem finalidade religiosa ou político-partidária.

01. Missão

Promover o desenvolvimento humano visando à cidadania plena de populações de baixa renda, através da educação, de forma transparente e sustentável.

02. Visão

Ampliar a abrangência de atuação a partir da Rede de Organizações parceiras beneficiando maior número de pessoas em toda Região Sudeste.

03. Valores

Ética, Transparência, Alegria e Sustentabilidade.

Histórico

A Agência do Bem é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Por definição é sem fins lucrativos e não possui vinculação religiosa ou partidária. Sua missão é promover o desenvolvimento humano visando a cidadania plena de populações de baixa renda, através da educação, de forma transparente e sustentável.

Iniciou suas atividades em 2005, na Comunidade de Vargem Grande, Rio de Janeiro. Em 2010, iniciou um processo de expansão abrindo novos polos de atuação em Vargem Pequena e Cidade de Deus, na região de Jacarepaguá, vizinha à Barra da Tijuca e ao Recreio dos Bandeirantes.

Ao longo dos anos, diversas ações e projetos foram implementados nas áreas de educação, saúde, arte, cultura, segurança alimentar, comunicação e mobilização comunitária, defesa de direitos, entre outros, beneficiando milhares de moradores dessas localidades.

Em 2012, a Agência do Bem abriu uma nova frente de ação, como entidade articuladora da Rede de Organizações do Bem, que já congrega mais de 500 entidades sociais, especialmente de base comunitária.

O objetivo desta rede é o fortalecimento institucional de seus participantes, a capacitação de seus gestores e a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), trazendo a agenda global da ONU para a realidade local das comunidades cariocas e paulistas.
Saiba mais.

Atualmente, a Agência do Bem possui 18 polos comunitários de atuação, contando com administração direta e parcerias no Rio de Janeiro e em outros cinco estados do Brasil. E ainda apoia iniciativas de 34 parceiros espalhados pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro e São Paulo.
Saiba mais.

Seu escritório administrativo fica instalado, estrategicamente, na Avenida Jornalista Ricardo Marinho, na Barra da Tijuca, contando com equipamentos, processos e equipe altamente profissionais, garantindo qualidade e assertividade ao investimento social que gerencia. Numa nova frente de atuação, passou a contar com escritório também na cidade de São Paulo, estabelecendo novas parcerias e implementando projetos locais.

Reconhecimento

  • Certificado de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em 2014
  • Troféu Responsabilidade Social da AIB (2010 / 2014)
  • Prêmio Parceiro dos Objetivos do Milênio da Coordenação RJ ODM-ONU (2014)
  • Prêmio Excelência em Administração da FABES/Liceu de Artes e Ofícios (2013)
  • Prêmio Lions Humanitário (2011)
  • Certificado de Tecnologia Social das Escolas de Música e Cidadania (2011)

Equipe

Alan Maia

Fundador

Fundador da Agência do Bem. É carioca, pai do João, piloto de kart e apaixonado fã de futebol. De alma curiosa, estudou publicidade, educação, serviço social e teologia. Nessa saga, passou pela PUC-Rio, por Harvard e chegou até Assis, na Itália, para se aprofundar em Espiritualidade Franciscana. É professor universitário, palestrante, escritor e coordena diversos projetos sociais na área da educação popular em dezenas de comunidades de baixa renda brasileiras.

Elio Raymundo

Presidente

Sociólogo e advogado. Sócio do escritório de advocacia Eny Moreira. Possui muitos e muitos anos (nem ousa dizer quantos) de experiência em desenvolvimento e acompanhamento de projetos e gestão de organizações do Terceiro Setor.

Patrícia Azevedo

Coordenadora Executiva

Antropóloga com formação em gerenciamento de projetos, “a chefa” possui larga experiência em gestão de projetos sociais com foco em desenvolvimento humano de crianças e jovens, tendo atuado em diferentes frentes de transformação social: novas tecnologias, audiovisual e cultura. Integrou a primeira turma da aceleradora de negócios sociais Wayra Brasil e Endeavor Brasil e participou de diferentes grupos na área de negócios sociais.

Priscila Souza

Coordenadora Administrativa

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Moraes Junior e pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco. Profissional com 17 anos de experiência no gerenciamento de projetos sociais. Ariana, casada e mãe das gêmeas Rebeca e Valentina.

Dayse Lúcia

Supervisora do Polo Cidade de Deus

Estudante de Serviço Social e moradora da Cidade de Deus, onde fundou um grupo teatral e um corredor cultural, além de um jornal local, faz parte da Agência do Bem desde 2011, desenvolvendo a parte operacional e administrativa na sede da organização, na Cidade de Deus. Por lá, não há quem não conheça a “Tia Dayse”.

Bianca Rosa

Supervisora do Polo Vargem Grande

Mãe de um casal, tem paixão por música e esportes. Foi aluna da Agência do Bem, fez aula de violino, participou do projeto Beirart e do curso de Comunicação Comunitária. E hoje atua no polo de Vargem Grande. Adora conversar com as crianças e acompanhar o desenvolvimento delas nas salas de aula.

Vitor Damiani

Maestro

Educador musical e regente, desde muito cedo esteve à frente de coros e orquestras infanto-juvenis. Teve a oportunidade de fazer cursos com importantes maestros do Brasil e do mundo, assim como desenvolveu pesquisas sobre a educação musical através da prática de conjunto, coral e orquestral. Tem como objetivo de vida trazer a descontração e a alegria para a prática da música de concerto. Leva isso tão a sério que às vezes parece até uma líder de torcida.

Marina Cipolla

Supervisora de Projetos

Paulistana da gema, gosta de fazer cursos que nunca são opção em formulários. Formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e especialista em Mídia, Informação e Cultura (CELACC - ECA/USP). Trabalha no Terceiro Setor há três anos, militante feminista e voluntária em projetos sociais há mais de dez anos. Louca dos gatos nas horas vagas.

Suelen Marinho

Supervisora de Projetos

Formada em Serviço Social pela Universidade Veiga de Almeida, cursando pós-graduação em Gestão de Projetos e Programas Sociais, na UCAM. Ela é quem atua na articulação de todas as ações da Rede do Bem, no Rio de Janeiro. Gosta de filmes e bons livros, e nas horas vagas ensolaradas adora curtir uma praia com as amigas.

Luiz Gustavo

Supervisor de Comunicação

Jornalista com um pé na publicidade atuou em agências e setores de comunicação empresarial, realizando produção de conteúdo, monitoramento, gerenciamento e análise de informações, além de concepção de peças e conceitos para produção gráfica. Talvez a única pessoa no mundo que tenha dias específicos na semana para beber café.

Carolina Castro

Assistente Pedagógica

Pedagoga de formação e de coração. Mestra em educação, com um pezinho nas políticas públicas e ciências sociais. Ama tentar entender como o processo educativo se dá em diferentes espaços – diria que tem certo apreço por base de dados e pesquisa de campo. Madrasta e tia dos totós mais lindos da terra, Nolan e Apolo. Colecionadora de livros de cabeceira e contadora de histórias (sejam elas de família ou das viagens de mochilão por esse Brasilzão).

Espaço da Transparência

A Agência do Bem tem como valor fundamental da sua missão institucional a transparência nas suas realizações.
Seu objetivo é compartilhar com parceiros, beneficiados e com todo o conjunto da sociedade a origem e o destino dos recursos recebidos.

SAIBA MAIS