Nossos Projetos

Escolas de Música e Cidadania

O mais amplo projeto da instituição promove a inclusão social de crianças e jovens por meio da música. Com aulas semanais de diversos instrumentos de orquestra, canto coral, prática em conjunto, teoria musical e cidadania, a iniciativa foi premiada com o certificado de Tecnologia Social. Ao todo são 13 polos de atuação em comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, onde centenas de alunos, com idades entre 07 e 17 anos, aprendem, entre amigos, acordes e melodias diversas, a sonhar com um futuro melhor. Os alunos mais destacados do projeto integram a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, que realiza ensaios semanais e faz apresentações em diversos palcos.

Orquestra e Coro Nova Sinfonia

Com passagem por renomadas salas de espetáculo e locais de interesse público, dentre eles o L´Olympia Hall, em Paris, o Copacabana Palace, o Cristo Redentor e a Igreja da Candelária, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia é composta pelos 42 alunos de destaque das Escolas de Música e Cidadania, selecionados por meio de audições anuais. Sua sede dos ensaios é no Alfa Barra Clube. A Nova Sinfonia se apresenta gratuitamente todo último domingo de cada mês, no Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square (Barra da Tijuca), às 11h.

Rede de Organizações do Bem

A Rede de Organizações do Bem é um projeto da Agência do Bem com o propósito de fortalecer as relações entre as organizações, capacitar seus gestores e líderes para um maior fortalecimento institucional e disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os trabalhos e ações da Rede estão focados em projetos realizados em comunidades de baixa renda que, fruto da ocupação desordenada, sofrem com a falta de infraestrutura básica e com a ausência do poder público. Dentre as iniciativas estão a realização de fóruns periódicos, ciclos de capacitação e editais.

Assista o vídeo

Tocando Juntos

Tocando Juntos é uma plataforma de educação musical online, com foco no ensino de instrumentos orquestrais, por meio de videoaulas de curta duração. As aulas são planejadas e ministradas por músicos das maiores orquestras do país, como Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Petrobras Sinfônica. O projeto faz parte do conjunto de ações promovidas pela Agência do Bem no âmbito da Rede Música e Cidadania, cujo objetivo é democratizar e popularizar o ensino da música orquestral no país.

Canal Digital

Contanto com toda a estrutura de maquinário, suporte pedagógico e softwares educativos, são ministradas aulas de informática a crianças e jovens, promovendo sua iniciação no mundo digital e potencializando suas chances de empregabilidade. Somente hoje, em parceria com o Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC), localizado em Campo Grande, são atendidos 10 alunos por hora, com idades que variam dos 07 aos 14 anos. O projeto também já teve passagem pelo bairro de Vargem Grande e pelo Complexo do Alemão.