Últimas Notícias

1º Edital de Polos Credenciados EMC

Por | Notícias

A Agência do Bem, no intuito de fomentar o acesso à educação musical e cidadã em regiões de baixa renda, lança o 1º edital para a seleção de Polos Credenciados do projeto “Escolas de Música e Cidadania”.

Este edital visa promover o fortalecimento de projetos de educação musical desenvolvidos em espaços comunitários nas regiões de Duque de Caxias, Nilópolis, São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, São João de Meriti, Japeri, Queimados, Mesquita, Paracambi e Belford Roxo.

Serão selecionados dois projetos de educação musical, que receberão apoio metodológico e material pedagógico para a implantação do projeto “Escolas de Música e Cidadania”.

Acesse aqui o edital e formulário de inscrição:

EDITAL

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (após abrir a janela do formulário, no canto superior direito clique em “fazer o download”, no desenho indicado pela seta)

Após ano de superação, Agência do Bem se prepara para 2020

Por | Notícias

Na primeira edição de 2019 deste mesmo informativo institucional, foram compartilhados os desafios de um ano singular para a Agência do Bem. Não era para a organização nenhuma novidade enfrentar um cenário com obstáculos, principalmente quando se fala em Terceiro Setor. Mas a drástica redução dos recursos, naquele exato momento, se tornava especialmente ameaçadora.

O último parágrafo daquela edição de número 112 enunciava que “fazer mais com menos será uma diretriz para cada membro da equipe, que comprometida com seu objetivo final, fará da dimensão do desafio seu maior combustível na manutenção e condução das atividades com a mesma qualidade e eficiência”. Hoje, ao fim deste ciclo, a organização olha para trás e repassa suas conquistas. As Escolas de Música e Cidadania somaram cerca de 1.500 crianças e jovens de áreas de baixa renda beneficiados, dividindo histórias de sucesso, dentre alunos com participação em grandes festivais, até conquista de bolsa de estudo no exterior. A Orquestra e Coro Nova Sinfonia formou longas filas para suas apresentações temáticas, sem falar da inesquecível apresentação no estádio do Maracanã, durante a cerimônia de encerramento da Copa América, com transmissão internacional, além de outros palcos especiais.

No trabalho em rede, mais de 300 organizações agora estão cadastradas na plataforma de pesquisa da Rede do Bem, resultantes do mapeamento presencial, além da realização de quatro fóruns e editais que beneficiaram centenas de organizações com ciclos de capacitação e apoio a projetos. Ainda com a formação do Plano Estratégico, cada setor ganhou novas perspectivas, forçando ainda mais o ritmo e desejo de ir além, sem falar da criação do Conselho Consultivo da instituição, constituído por especialistas de diferentes segmentos em prol de um crescente impacto social.

“Atravessamos 2019 em meio a mar bravio. Foi um ano de muitos sacrifícios tendo em vista o contexto geral do país e as inevitáveis consequências ao trabalho das organizações sociais. Mas, mesmo assim, foi um ano de superação e de lindas realizações. Para 2020, a expectativa é de retomada do processo de fortalecimento e de expansão nacional dos nossos projetos.”, diz o fundador da Agência do Bem, Alan Maia. O caminho foi tortuoso, mas sempre com sólida orientação, a organização não perde seu rumo e já planeja as próximas ações para cuidar de seu maior bem: a sociedade. Que comece 2020!

Recitais encerram mais um ano de atividades com alerta sobre meio ambiente

Por | Notícias

Aproximadamente 1.500 alunos, divididos por nove modalidades de estudo, em 18 polos distribuídos entre seis estados, assim foi o quadro geral dos recitais das Escolas de Música e Cidadania. Além das apresentações musicais, as aulas de cidadania trouxeram para o palco os resultados dos debates e reflexões sobre o meio ambiente. Ao longo do semestre, o tema central teve como base a conservação dos recursos naturais, permeando as canções e intervenções artísticas realizadas pelos alunos, refletindo um período crítico onde a dimensão das queimadas, desmatamento e danos ao meio marítimo atingiram patamares históricos, para além das instabilidades que cercaram essa área em outros diversos níveis.

Mas também houve o desenvolvimento dos temas transversais. Nos polos da Cidade de Deus e Vargem Grande, os alunos montaram e encenaram seus próprios esquetes teatrais sobre questões como bullying, segurança pública e assédio em suas diferentes formas, aproximando ainda mais essa realidade da sala de aula por sua influência direta no cotidiano, principalmente num ano de polarização em todas as esferas. Tudo isso aliado a um trabalho focal realizado nos últimos meses junto aos responsáveis e próprios alunos, no intuito de aproximar e saber como o projeto pode contribuir cada vez mais para a formação cidadã dos jovens. Em fevereiro as aulas recomeçam para mais um ano de muita música e desenvolvimento, despertando novos talentos e protagonistas na sociedade.

Alunos de Brasília se apresentam no shopping Conjunto Nacional

Por | Notícias

No dia 11 de dezembro, alunos da Escola de Música e Cidadania de Brasília se apresentaram na entrada principal do Conjunto Nacional, o primeiro shopping da capital e um dos primeiros construídos no país. Oferecendo aulas de violino e viola para 50 crianças e jovens, o polo Brasília funciona em parceria com o Instituto Casa Azul Felipe Augusto, atuante desde 1989. O shopping, que fica próximo a cartões-postais como a Esplanada dos Ministérios e a Catedral Metropolitana, foi um palco diferenciado para os alunos, que se apresentaram para centenas de pessoas que transitavam pelo estabelecimento.

Camerata Nova Sinfonia faz despedida com apresentação no Nova América

Por | Notícias

Localizado em Del Castilho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o shopping Nova América recebeu, em dezembro, a camerata da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, para uma apresentação de natal, encerrando as atividades da formação 2019. O grupo, que contou com um palco especialmente montado para a ocasião, levou ao público um repertório pensado para deixar o clima natalino ainda mais especial.
Entre naipes de cordas, sopros e coralistas, quinze integrantes trouxeram sucessos como “Hallelujah”, “Memory”, “Jingle Bell Rock” e “Jesus Alegria dos Homens”. Em oportunidade anterior, no fim de novembro, a camerata se apresentou também no Rio Design, unidade Leblon, rendendo muitas fotos e filmagens aos consumidores locais. Como de praxe, em janeiro serão realizadas as audições que irão selecionar os 42 novos integrantes da formação 2020, todos provenientes das Escolas de Música e Cidadania do Rio de Janeiro. A primeira apresentação está programada para o mês de abril, acontecendo no Teatro dos Grande Atores, tradicional palco da Nova Sinfonia.

Doadores terão dedução no IR ao apoiar projeto da Agência do Bem até dia 31/12

Por | Notícias

A Lei Federal de Incentivo à Cultura, ou Lei Rouanet, foi criada em 1991, e apesar do nome bastante conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desse mecanismo. Sua política de incentivos fiscais para projetos e ações culturais possibilita que cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) possam aplicar nestes fins parte de seu Imposto de Renda devido, elegendo, de acordo com sua preferência, e sem interferência do Governo, iniciativas para receberem esse apoio, com destaque para projetos sociais. É principalmente por meio desse processo que o projeto Escola de Música e Cidadania, da Agência do Bem, existente há 14 anos, mantém suas atividades, beneficiando, somente nos últimos 12 meses, mais de 1.500 crianças e jovens provenientes de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro e de outros cinco estados do Brasil.

O processo pode ser realizado até o último dia útil do ano corrente, somente por declarantes do modelo completo. Quando o incentivo é definido por patrocínio é permitida a publicidade com identificação do patrocinador. O valor doado será ressarcido na forma de abatimento ou restituição, no ano seguinte. Confira como é fácil apoiar o projeto Escola de Música e Cidadania:

Agência do Bem realiza encontro musical com foco em acessibilidade

Por | Notícias

No dia 26/11, a Agência do Bem realizou uma nova ação direcionada ao campo da acessibilidade. O encontro “Música Acessível”, realizado em Vicente de Carvalho, contou com a participação de organizações, professores de música e entusiastas que durante uma tarde realizaram um intercâmbio para promover o compartilhamento de experiências e práticas com foco em acessibilidade e desenvolvimento humano a partir do ensino de música.

Já na entrada do salão da Associação São Martinho, parceira da Agência do Bem, os participantes se depararam com uma experiência sensorial, onde puderam sentir na pele alguns dos desafios enfrentados por deficientes em seu cotidiano, a partir de uma simulação de calçada com obstáculos e inclinações. A estrutura foi cedida pela Obra Social Dona Meca, que abriu o evento. Para falar sobre as mais diversas ações no ensino de música e inclusão, estiveram Robson Passos (musicoterapeuta e fundador da ONG Turminha do Som), Regina Célia (coordenadora da APAE-RJ), Kaio Ventura (professor de percussão da APAE-RJ) e Rafael Telles (musicoterapeuta no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAD).

Após a exposição dos palestrantes, foi aberta uma sessão para debate e construção coletiva de saberes, compartilhando desafios e ideias em prol da acessibilidade por meio do ensino de música.

Nova Sinfonia se apresenta no Rio Design Leblon

Por | Notícias

Quinze integrantes da orquestra da Agência do Bem, a Nova Sinfonia, foram convidados para se apresentar no shopping Rio Design, na unidade do Leblon, como parte das ações de natal do estabelecimento. Quem passou pelo local se surpreendeu com o grupo formado por coralistas e naipes de cordas e sopros, que trouxe canções tradicionais dessa época, deixando o espaço com um clima natalino ainda mais especial.

Alunos das EMCs participam em clipe de estrela do Youtube

Por | Notícias

Com previsão de lançamento para o dia 06/12, o clipe da música “Tão Jovens”, do artista Nicolas Germano, contou com a participação de seis alunos de polos das Escolas de Música e Cidadania, em sua maioria da Cidade de Deus. Sucesso no YouTube, o jovem Nicolas, de 18 anos, conta com quase dois milhões de inscritos em seu canal e já é dono de vários sucessos nas playlists.

O convite veio pela produtora do clipe, que desejava a participação de músicos que fossem integrantes de algum projeto social. Em meio ao ambiente cenográfico preparado especialmente para a ocasião, os alunos, portando seus reais instrumentos de estudo, gravaram vários takes e protagonizaram as cenas com temática musical. Participaram das filmagens Anderson Faustino (trompete), Ana Lourenço (violino), Raphael Ferreira (trombone), Davi Gomes (trombone) e Fabrício Ferreira (violoncelo), todos da Escola de Música e Cidadania da Cidade de Deus, e Clarysse Romão (violino), do polo São Cristóvão.

Para assistir ao clipe, basta acessar a página do artista, no Youtube, ou conferir nas redes sociais da Agência do Bem.

Ir para Sala de Imprensa CLIQUE AQUI