Últimas Notícias

Resultado – 3º Edital de Microprojetos SP

Por | Notícias

A Agência do Bem parabeniza as organizações vencedoras do 3º Edital de Microprojetos São Paulo, e agradece a participação de todas as instituições inscritas, com grande reconhecimento pelo trabalho e esforço de cada uma delas em prol do desenvolvimento social! Confira abaixo as selecionadas:

ASSOCIAÇÃO ESCOLA DE NOTÍCIAS

A Escola de Notícias é uma iniciativa social do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, que usa as Tecnologias de Informação e Comunicação para o acesso e a ampliação de direitos sociais, culturais e econômicos da juventude. Com metodologia própria, criou uma jornada de aprendizagem aplicada na Escola Comunitária de Comunicação (ECOMCOM), um programa de 3 ciclos que envolve jovens entre 16 e 24 anos. Seguindo os princípios de um negócio social, a Escola de Notícias também oferece serviços nas áreas de comunicação e formação, reinvestindo os recursos na própria ECOMCOM.

ASSOCIAÇÃO PIPA

Com atuação no bairro Jardim Peri e localidades vizinhas da Zona Norte de São Paulo, a associação PIPA atende 135 crianças e adolescentes na esfera educacional, cultural, lúdica e artística, com atividades que vão desde alfabetização e incentivo à leitura até cursos com objetivo de promover o ingresso dos adolescentes em Escolas Técnicas (ETECs), incluindo aulas de orientação vocacional, além de cursos de fotografia e vídeo.

Orquestra da Agência do Bem se apresenta em cerimônia da Copa América

Por | Notícias

No dia 07 de julho, às 16h30, a Orquestra Nova Sinfonia, da Agência do Bem, atravessava o túnel de acesso a um dos mais emblemáticos palcos de toda a sua história ao longo de nove anos de apresentações. Diante de 80 mil pessoas nas arquibancadas, o grupo esteve no gramado do estádio do Maracanã, durante a cerimônia de encerramento da Copa América de futebol, tocando ao lado de artistas internacionais e dando sequência às apresentações da cantora Anitta e do porto-riquenho Pedro Capó.
Além do público no estádio, o maior evento de esporte latino-americano foi transmitido para milhões de pessoas em mais de 70 países. O convite especial para a participação veio no mês de maio, e a ansiedade passou a aumentar a cada dia para os 45 alunos, que durante um longo período precisaram manter a apresentação em sigilo, além de se dedicarem a ensaios complexos e agitados, no próprio Maracanã, onde foi preciso atentar para os mais diversos detalhes, desde os aspectos musicais, a rápida movimentação na entrada e saída de campo, até o posicionamento diante das câmeras.
Nos bastidores já ficava claro que cada minuto ficaria marcado na memória. “Foi uma experiência muito enriquecedora para os alunos da orquestra. Eles se sentiram representantes do país, porque este é um evento internacional, e que também trouxe a responsabilidade de fazer bonito por representar nossa nação, nossa cultura, nossa arte, além, claro, do desafio técnico de estarem tocando, interpretando, dançando na frente de tantas pessoas. Eles batalham muito para alcançar este bom trabalho na orquestra, e serem convidados foi mais um reconhecimento do seu talento e esforço”, diz Vitor Damiani, maestro da Nova Sinfonia.
Além do orgulho, um acontecimento que fará brilhar recordações e sonhos dos alunos, fortalecendo os resultados deste projeto.

Recitais reúnem familiares para apresentações e exposição de trabalhos

Por | Notícias

O mês de julho foi movimentado nas Escolas de Música e Cidadania com as tradicionais apresentações dos recitais comunitários. Além da exposição dos trabalhos de cidadania, que trouxe diferentes temas trabalhados ao longo do semestre, como diversidade cultural brasileira, comunicação oral e escrita e projetos de vida – neste último fazendo até uso complementar de tecnologia QR Code -, houve também uma abordagem diferenciada sobre direitos humanos: “Os alunos de 12 a 17 anos trabalharam o poema ‘Os Estatutos do Homem’, do poeta amazonense Thiago de Mello. E a apresentação no recital mostrou a força dessas palavras, emocionando a todos.”, relembra o professor Diogo Borges.
Nas apresentações musicais, onde os alunos puderam demonstrar seu recente aprendizado, os pais e responsáveis que acompanhavam a apresentação nos polos da Cidade de Deus e Vargem Grande foram pegos de surpresa pela professora Raquel Oliveira, que ao final convidou todos para uma aula relâmpago. E foram os próprios alunos que orientaram os pais sobre como manejar e extrair o som dos seus respectivos instrumentos, os quais arriscaram tocar coletivamente uma melodia. A experiência ajudou a compreender os desafios por trás de cada nota, bem como a influência do universo musical no desenvolvimento das potencialidades e habilidades.
No mês de dezembro acontecem novos recitais, em doze localidades no Rio de Janeiro e em outros cinco estados do Brasil (SP, DF, BA, SC e CE).

9º Edital de Microprojetos RJ seleciona Luz de Sophia e Meta Educação

Por | Notícias

No dia 15 de julho, os representantes das organizações vencedoras do 9º Edital de Microprojetos RJ estiveram no escritório da Agência do Bem para assinatura do Termo de Compromisso. Os selecionados desta edição foram a Associação Luz de Sophia, atuante em Olaria, e que presta assistência a crianças portadoras de síndromes raras, incluindo suporte psicossocial às famílias e formação de rede de voluntários, e o Instituto Meta Educação, atuante prioritariamente no Complexo São Carlos e bairros adjacentes, com projetos de reforço escolar, qualificação e capacitação profissional.

Alunas da Agência do Bem são selecionadas para festival de música

Por | Notícias

Realizado anualmente, em Fortaleza, o Festival Eleazar de Carvalho já faz parte do calendário nacional, promovendo oficinas e cursos, além da apresentação de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas. Professores, escolas e universidades de vários estados brasileiros e de outros países participam do evento.
Para o interessado em garantir uma vaga no festival é necessário passar por avaliações de conhecimento musical, além das audições para os candidatos da orquestra que integra o próprio evento, formada por professores e alunos. E foi assim que aconteceu o ingresso de Ana Júlia Barbosa (15) e Sara Sena (17), alunas de viola de arco da Escola de Música e Cidadania de Fortaleza, que foram aprovadas e puderam não só participar dos ensaios e apresentações orquestrais, no Teatro Celina Queiroz, como também usufruir das aulas de teoria e prática com o professor de viola russo Yaroslav Kargin. As atividades de extensão musical desta vigésima primeira edição tiveram duração de três semanas.
A Escola de Música e Cidadania de Fortaleza funciona em parceria com o Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS), atendendo 50 crianças e jovens com aulas de violino e viola. O IAPS ainda conseguiu levar mais três alunos que integram outras iniciativas musicais na instituição para participar do evento.

Resultado 9º Edital de Microprojetos RJ

Por | Notícias

A Agência do Bem parabeniza os vencedores do IX Edital de Microprojetos Rio de Janeiro, e agradece o interesse e participação de todas as instituições inscritas, com grande reconhecimento pelo trabalho de cada uma delas em prol do desenvolvimento social!

Confira abaixo os projetos selecionados:

Associação Luz de Sophia – Fundada em 2016, com sede no bairro de Olaria, a associação presta assistência às crianças portadoras de síndromes raras, por meio de doações (medicamentos, insumos e alimentação especial) e tratamento multidisciplinar (fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e nutrição), além de oferecer suporte psicossocial às famílias, incluindo a formação de uma rede de voluntários.

Instituto Meta Educação – Fundado em 2006, o Instituto Meta Educação atua, prioritariamente, no Complexo do São Carlos e bairros adjacentes, como Estácio, Cidade Nova, Rio Comprido e Catumbi, no centro do Rio de Janeiro. Sua principal ferramenta de transformação é o acesso à Educação e à Cultura, com projetos de reforço escolar, qualificação e capacitação profissional, dentre outros iniciativas já realizadas, como inclusão digital e alfabetização.

Após a fase de análise documental e demais trâmites necessários as organizações serão premiadas com o aporte de R$ 4 mil (quatro mil reais).

 

 

 

Inscrições abertas – 3º Edital de Microprojetos SP

Por | Notícias

A Agência do Bem, no intuito de apoiar o trabalho social realizado pelas organizações da sociedade civil da cidade de São Paulo, nas mais diversas áreas, em consonância com as diretrizes estratégicas da Rede de Organizações do Bem, lança o 3º Edital de Microprojetos – SP. Serão selecionados microprojetos para receber o apoio financeiro de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por microprojeto.

Para participar, basta realizar o download do Regulamento e Formulário de Inscrição pelos links abaixo:

REGULAMENTO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO  (Após abrir a tela do formulário, clique no ícone da seta, no canto superior direito, para fazer o download do documento)

Alan Maia faz série de palestras gratuitas para lideranças em São Paulo

Por | Notícias

Tendo iniciado sua incursão no Terceiro Setor ainda na fase da adolescência, e estando à frente de diversas ações, incluindo a fundação da Agência do Bem há 14 anos, Alan Maia esteve nas periferias da cidade de São Paulo compartilhando com líderes sociais um pouco de todo o conhecimento adquirido sobre uma das questões mais sensíveis e essenciais às organizações: a captação de recursos.

De 17 a 19 de junho, acompanhado da supervisora de projetos Marina Cipolla, Alan passou pelas quatro regiões da cidade mostrando como as redes de relacionamento podem ser utilizadas para potencializar a arrecadação direcionada às ONGs. Os encontros, todos gratuitos, contaram com a recepção e apoio da Fundação Julita (Zona Sul), da Instituição Amar Mais Muito Mais (Zona Norte), do Galpão ZL / Fundação Tide Setúbal (Zona Leste) e do Circo Escola Bom Jesus (Zona Oeste), onde funciona um dos polos das Escolas de Música e Cidadania, projeto de educação musical e cidadã para crianças e jovens, realizado pela Agência do Bem.

‘’Foram 3 dias muito intensos, mas extremamente gratificantes. Levamos o tema ‘Captação de Recursos através de Redes de Relacionamento’ para dezenas de lideranças nas periferias. O conceito central dessas rodas de conversa foi mostrar que arrecadar fundos para projetos sociais é uma missão de longo prazo e que se constrói com paciência e muita estratégia a partir dos contatos que fazemos no dia a dia do nosso trabalho. Grandes resultados surgem, muitas vezes, de onde menos se espera’’, destaca Alan Maia.

A ocasião também foi uma oportunidade para apresentar às lideranças a terceira edição do Edital de Microprojetos, que irá premiar ONGs atuantes na região metropolitana com até R$ 4 mil por projeto vencedor. Pensando em facilitar ao máximo a participação das instituições, todo o processo conta com regulamento de apenas duas páginas e formulário prático e objetivo, que podem ser acessados diretamente pelo site da Agência do Bem (agenciadobem.org.br). As inscrições vão até a meia-noite do dia 19 de julho.

Agência do Bem apresenta trabalho em fórum de educação musical

Por | Notícias

Há 13 anos usando a música como uma de suas ferramentas para o desenvolvimento social, a Agência do Bem busca o fortalecimento contínuo desta iniciativa também participando de eventos e atividades no campo da educação musical. No dia 1º de junho, a organização, representada pelo coordenador pedagógico das Escolas de Música e Cidadania, Vitor Damiani, participou do 1º Fórum da Especialização em Educação Musical, realizado pelo Fórum Latinoamericano de Educação Musical (FLADEM), no Conservatório Brasileiro de Música.

No evento, que aconteceu na primeira semana de junho, e que teve o objetivo de trazer o debate sobre “Educação Musical, Cotidiano e Democracia” por meio de pesquisas e produções desenvolvidas na área, Vitor apresentou o trabalho de formação de plateia nas escolas municipais do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Agência do Bem junto ao então Ministério da Cultura, no segundo semestre de 2018. A iniciativa, que contou com a participação dos próprios alunos das Escolas de Música e Cidadania e subgrupos da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, levou apresentações musicais didáticas para escolas da rede pública em cinco bairros, como também conduziu workshops para o corpo docente de cada unidade, por meio do tema “Música como instrumento de desenvolvimento infanto-juvenil”.

Durante uma tarde de intercâmbio no fórum, a organização levou um pouco de suas recentes ações visando a democratização do ensino de música e seu impacto na realidade sociocultural de crianças e jovens, trocando experiências, aprendendo e contribuindo com as pesquisas no segmento.

Ir para Sala de Imprensa CLIQUE AQUI